domingo, 11 de março de 2012

Permanecendo na presença de Deus


“Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente” Sl 24:3-4

Muitas vezes queremos chegar na presença do Senhor e estamos dispostos a percorrer o caminho, subir o monte, enfrentar os obstáculos, mas quando chegamos ao alto da montanha não conseguimos permanecer no seu santo lugar, mas por que? Deus só habita em lugar limpo (SANTO) e se você não estiver com suas mãos limpas e com o seu coração puro infelizmente não poderá permanecer na sua presença. Deus quer que nós sejamos Santos para que Ele possa fazer morada em nosso coração, pois somos sua casa, templo do Espírito Santo, e se nossa casa não estiver limpa Ele não poderá habitar ali.


Limpe sua vida, limpe a sua casa – Dt 23:14 “Porquanto o Senhor, teu Deus, anda no meio do teu acampamento para te livrar e para entregar-te os teus inimigos; portanto, o teu acampamento será SANTO, para que Ele não veja em ti coisa indecente e se aparte de ti”.
Se quisermos permanecer na presença de Deus nossa casa tem que estar limpa, para permanecermos em um lugar santo, no seu santo lugar, Deus não habita em lugar impuro, sujo.
Hb 3:5-6 “...a qual casa somos nós...” Moisés era fiel em toda a casa de Deus para testemunhar as coisas que haviam de ser anunciadas. Nós temos que testemunhar o nome santo de Jesus como testemunhas vivas, pedras vivas que vão edificando uma casa espiritual sobre a pedra angular que é Cristo.
1 Pe 2:5-6 “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na escritura: Eis que ponho  em Sião um pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado”.
Quanto melhor for o nosso fundamento em Cristo mais alto poderemos chegar.
1Co 6:19 – Nosso corpo é santuário do Espírito Santo, e se Ele é santo como poderá habitar em uma casa suja? Fomos comprados por um preço, faça valer o sacrifício de Jesus na cruz, pois os limpos de coração verão a Deus (Mt 5:8) .

Morra todos os dias para viver – 1Co 15:31 “Dia após dia morro!”
Interessante esta frase de Paulo, para viver precisamos morrer, temos que mortificar nossa carne para que sejamos vivificados em Cristo (1 Co 15:22).
Podemos exemplificar duas ações que trazem grandes conseqüências na vida de um homem:
  • ·         Fortalecendo a Carne e apagando o espírito e;
  • ·         Fortalecendo o Espírito e mortificando a carne
O homem que anda no Espírito não satisfaz a carne. Gl 5:17 “Porque a carne, milita contra o espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”.
Jo 2:19 “Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei”. Jesus mostra que para purificar seu templo temos que destruir, expulsar tudo aquilo que não presta, tudo aquilo que se encontra escondido, se o nosso corpo é o santuário do espírito santo devemos purificá-lo, morrendo para o pecado e ressuscitando em Cristo.
Rm 8:10 "Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça".
A vida de um homem que renasce em Cristo é assim, ele precisa passar pela Porta das Ovelhas (Ne 3:1 e Jo 10:7) que significa o sacrifício de Jesus, morrer para renascer e esperar a volta do Rei da Glória.

 Honre o nome do Senhor – Sl 23:3 “Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome”.
Sl 25:11 “por causa do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, que é grande”  Deus quer que seu nome seja honrado através das nossas vidas, através dos nossos atos para que não venhamos a fazer como o povo de Israel quando profanaram seu santo nome às nações, contaminando com seus caminhos e suas ações a terra que o Senhor lhes deu.
Ez 36:20-23 “Não é por amor de voz que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome que profanaste entre as nações para onde fostes. Vindicarei a santidade do meu grande nome” vemos neste capítulo do profeta Ezequiel que Israel foi restaurada não por causa da piedade de Deus pelo povo, mas pelo seu nome que ele teve compaixão e vindicou sua santidade.
Muitas vezes contaminamos a casa do Senhor com nossas ações e procedimentos errados, e Deus purifica seu santuário por amor do seu nome, Ele deixa bem claro em Ez 36:32 “Não é por amor de vós, fique bem entendido” . Devemos honrar seu nome, não envergonhar o evangelho, para mostrarmos o nosso amor ao seu nome que é Santo.

“Que possamos permanecer no seu santo lugar, não se contente em subir o monte só para vê-lo, mas permaneça com Ele, morra para o pecado, honre o nome do Senhor e faça jus da sua presença em sua CASA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os heróis se vão e nós também - Juízes 16

Alguém disse que um dia especialmente importante para um filho é aquele no qual ele se dá conta de que seus pais pecam. Da mesma forma com...