quarta-feira, 23 de maio de 2012

O que você quer alcançar?

 “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar” 
 (1Co 9:26)

Quando olhamos para um atleta bem sucedido em sua carreira, com muitos títulos e vitórias em seu currículo, nós o vemos como alguém que superou o limite dos seus adversários, se destacando dos demais componentes e se tornando um vitorioso. Más, o que nós não vemos na vida destes atletas é como eles chegaram ao auge de suas carreiras.
Vamos imaginar nossas vidas como desses atletas, buscando nossos objetivos em uma corrida dentro de um estádio, e ali vamos identificar quatro grupos de pessoas: 1) os que participam da corrida, porém sem uma meta; 2) os espectadores; 3) os que ficaram do lado de fora e; 4) os que participam da corrida, mas correm por uma causa.

1.         Este grupo é dos que correm sem rumo, não sabem para onde vão; trabalham muito e nem sabem para que.
2.         Este grupo é dos que não avançam, são simples espectadores da vida, não participam da corrida, são levados pelas circunstâncias que o tempo apresenta.
3.         Este grupo é daqueles que vivem indecisos, não sabem o que Deus quer de suas vidas, e por não descobrirem sua vocação, seu potencial humano fica latente.
4.         Este grupo é dos que não correm em vão, possuem uma meta, participam da corrida, lutam para conquistar aquilo que é eterno, e não se esforçam inutilmente.

1 - Atrás do que você tem corrido? Ec 2:11 “Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol”.
O sábio Salomão em Ec 2:1-11 fala que não privou seu coração de alegria alguma e tudo quanto desejaram os seus olhos ele possuiu. Essa decisão que ele tomou de correr atrás de sabedoria humana, de riquezas, dos prazeres que o mundo oferece, nos ensina algo muito importante.
Ele chegou a uma conclusão que sua corrida foi inútil e que no final dessa busca só houve cansaço e a sensação de ter corrido atrás do vento. Jesus nos ensina em Mt 6:19-21 que devemos buscar as coisas que são eternas, que não estão limitadas naquilo em que a traça e a ferrugem corroem. Só aqueles que guardam a palavra do Senhor em seu coração sabem o que são estas coisas eternas. “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”(Mt 24:35).
Paulo também nos fala em sua epístola aos Filipenses que devemos desenvolver a salvação guardando e preservando a “Palavra da Vida” para que a nossa corrida não seja em vão. “Preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente” (Fp 2:16).
Em que grupo você está?

2 - O que você quer alcançar? 1Co 9:25 “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós porém, a incorruptível”.
Um bom atleta se prepara para corrida, mas, para que? Para que ele não venha a ser desqualificado (1Co 9:27). São exatamente estas qualidades que devemos desenvolver em nossa busca pela vitória, ser disciplinado e ter domínio em tudo, para alcançar a coroa incorruptível. Se nós não preparamos para nossa corrida, com certeza nossa busca será para alcançar algo corrupto. Esse é o caminho mais fácil, o caminho largo, em que a maioria passa por ele, e que termina num abismo.
Por que reclamos tanto da corrupção em nosso país? Os políticos são nada menos que o espelho do povo, as pessoas não querem pagar o preço para alcançar a coroa incorruptível, elas querem aquilo que não exige esforço, ou seja, o famoso “jeitinho brasileiro” comprando diploma, sonegando impostos e não conseguem entender porque o homem é tão corrupto por não olharem para si mesmas. Deus não abençoa e jamais aprovará este tipo de comportamento.
Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor...pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas”(Cl 3:23-25).

3 – Como vencer esta corrida? 2 Tm 2:5 “Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas”.
 Seguindo a analogia de Paulo, nós só seremos coroados se seguirmos as normas de Deus. A Bíblia é o padrão de Deus para o homem. São estes padrões que poucos querem viver, pois todos querem as bênçãos de Deus, porém, não querem seguir suas normas. Como alcançaremos esta coroa incorruptível se não conhecermos esta palavra que nos ensina a ter o domínio e a ser disciplinado? Sem ela não podemos nos preparar para corrida, e muito menos vencê-la. Aquele que quer vencer não pode apenas se limitar só no que ele quer alcançar, e sim, como alcançar.
Deus quer nos preparar para eternidade em vida com Ele, se nosso propósito aqui na terra fosse simplesmente obter o prêmio da salvação, bastaria que Cristo Jesus descesse do Céu, morresse pelos nossos pecados e ressuscitasse voltando para o Céu como nosso salvador. Ele não precisaria ter nascido e vivido em nosso meio para nos ensinar a viver em obediência! Não precisaríamos viver seus padrões, nem mesmo conhecer sua Palavra.
Deus quer que desenvolvamos um caráter sábio e santo, para nos relacionar com Ele e desenvolver sua salvação para que no “Dia de Cristo” ele diga:

“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, e sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os heróis se vão e nós também - Juízes 16

Alguém disse que um dia especialmente importante para um filho é aquele no qual ele se dá conta de que seus pais pecam. Da mesma forma com...