terça-feira, 31 de julho de 2012

Lar temente ao Senhor


“Tão somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos”  Dt 4:9

O último livro do Pentateuco, “Deuteronômio” (a lei pela segunda vez), Móisés se dirige ao povo em vários discursos, exortando-o à obediência, preparando-o para o futuro, pois eles estavam prestes a entrar na terra prometida, Canaã. Neste livro Moisés declara novamente a lei e os previne quanto à idolatria, instruindo a nação quanto aos castigos da desobediência e as bênçãos decorrentes da obediência. 


Uma família que teme ao Senhor se preocupa em viver segundo os padrões de Deus, guardando sua palavra e gravando em seu coração tudo aquilo que Deus fez e tem feito todos os dias da sua caminhada, transmitindo aos filhos para que para que as próximas gerações venham conhecer a Deus e tudo o que Ele fez, preparando-os para o futuro que os aguarda.
Existe uma grande responsabilidade que hoje os adultos estão não estão exercendo em seus lares, e por isso as famílias tem sido alvo de todo tipo de ataque, pois o “líder espiritual” da casa está abrindo as portas para as coisas condenadas por Deus, coisas que são consideradas imundas. A “negligência espiritual” e os “maus exemplos” dos pais, podem trazer conseqüências tristes ao longo da vida dos filhos e de toda a família.

Instruindo no Lar – 1 Rs 2:3 “Guarda os preceitos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seu caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus caminhos, e os seu juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizerdes e por onde quer que fores”.
Aproximando-se os dias da morte de Davi, antes da sua partida ele chamou Salomão seu filho e disse  - “Coragem, pois, e sê homem!” (1Rs 2:2). Fico imaginando os olhos de Salomão naquele instante em que o Rei, mas neste momento como seu pai, o liberando para a vida adulta e o instruindo a viver segundo os padrões de Deus, lhe dava instruções para que ele andasse nos caminhos do Senhor e guardasse seus estatutos.
Quantos pais têm negligenciado os ensinamentos de Deus, Davi mesmo sendo Rei não deixou de instruir seu filho, e quantos homens hoje por exercerem um posto na igreja, na sociedade deixam de ensinar seus filhos, deixam de amar suas esposas, pois aos olhos da sociedade já estão com sua reputação no topo. Os pais hoje estão enviando seus filhos à escola para serem educados e ensinados, esquecendo que estas responsabilidades são deles. O mesmo se aplica aos ministérios dentro da igreja, quantos pais colocam essa responsabilidade nas mãos dos professores de escola dominical ou de líderes de outros programas para crianças e jovens na igreja. Embora as escolas sejam importantes como a igreja também é na vida de uma criança e de um jovem, os pais cristãos consagrados são a primeira opção de Deus para ensinar os filhos (Warren W. Wiersbe).
“Estas palavras que, hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-se, e ao levantar-te” (Dt 6:6-7).

Integridade no Lar – Tt 2:7 “Torna-te pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade”.
Paulo em sua epístola para Tito nos ensina algo muito importante para sermos dentro e fora de casa, o “Bom Exemplo”. A palavra integridade significa “que tem comportamento exemplar”. Porque os adultos estão perdendo autoridade para os mais jovens hoje? Tenho percebido que existe mais cobrança do que não se deve fazer do que parar para ensinar o que se deve fazer. Hoje ninguém tem tempo para ensinar, quando você procura um trabalho as pessoas querem alguém que já tenha experiência, não é assim? E dentro de casa, como fica?
Estamos vivendo uma crise de liderança na família, pois uma liderança baseada na Bíblia, tendo Cristo no centro lar, redunda em bênçãos para toda a casa.
Os versículos de 3 a 6 deste mesmo capítulo nos mostra os deveres das mulheres mais idosas instruindo as mais jovens recém-casadas a amarem ao marido e ao seus filhos, sendo boas donas de casa, bondosas e sujeitas ao marido, para que a Palavra de Deus não seja difamada, ou envergonhada.

Temor de Deus no Lar – Sl 128 “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira a roda da tua mesa”.
Esse é um dos pontos mais importantes, pois revela quem está no controle, ou quem é a autoridade, e o que leva os filhos e esposa reconhecerem essa liderança.
O egocentrismo dos pais impede que se disponham a liderar seus lares. O que está faltando é a “liderança espiritual” essa autoridade é superior, pois coloca Cristo no centro do lar, nos momentos dolorosos ela fornece força e sabedoria e nas horas de grandes vitórias ela mostra sua humildade e gratidão a Deus.
“O Temor de nosso Deus” não é o modelo servil que o escravo sente do seu senhor, mas o respeito amoroso que um filho sente pelo seus pais. Os filhos o obedecem por respeito e amor e não por medo.
E por último quero dizer algo muito importante neste estudo e digo como marido. O marido que teme a Deus e cumpre com o seu dever de santificar sua casa para que a presença de Deus esteja ali ele não estará somente honrando a Deus, mas, contribuindo com todos os membros da casa, ali existirá um ambiente de paz, alegria, pois uma esposa amada e bem cuidada gera benefícios para toda a família e os filhos se sentem bem em casa.
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água, pela PALAVRA” (Ef 5:25-26).

Não espere se casar para aprender a temer a Deus, cuide da sua vida, ame a Deus e você saberá como amar sua esposa, não é preciso ter filhos para aprender ensinar a palavra de Deus, você já tentou instruir alguém sobre os ensinamentos de Jesus? Comece a exercer uma “liderança espiritual” que vem de Deus, tome essa decisão diante do Senhor e assim você saberá como instruir no seu lar, sendo integro, temendo a Deus e constituindo um “Lar temente ao Senhor”. Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...