quarta-feira, 4 de julho de 2012

Sabedoria e conhecimento de Deus


Sl 111:10 “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria”

Vemos em várias passagens das Escrituras de homens que foram tementes a Deus e que obtiveram êxito em sua missão. Quando nos dispomos a servir a Deus  precisamos tomar decisões e fazer  escolhas corretas. “Se dependermos da sabedoria do mundo, obteremos somente aquilo que o mundo pode oferecer, mas se dependermos da sabedoria de Deus, obteremos tudo o que Deus pode fazer” (Warren W. Wiersbe). Se andarmos no temor do nosso Deus, entenderemos que a nossa vida só terá sentido quando for vivida para Ele. Sem este princípio não estamos preparados para receber ou conhecer a verdade de Deus.

O que é Temer a Deus?
Antes de entendermos a sabedoria que vem de Deus precisamos aprender algo importante em nossas vidas que é o Temor do Senhor. Temer a Deus significa nos aproximar mais do Senhor, tendo respeito, reverência, obediência, fidelidade, reconhecendo que Deus é digno de nossa total devoção. Esses pontos que foram citados são exatamente o que vem faltando no mundo hoje, as pessoas não temem a Deus e por isso se jogam aos prazeres da vida. Podemos citar exemplos de cenas que vemos em toda a parte como a violência nas escolas, filhos desrespeitando seus pais, jovens que estão se prostituindo e se impondo cada dia mais na sociedade com uma arma na mão. A palavra de Deus diz que:
  • O Temor do Senhor é “Fonte de vida” (PV 14:27);
  • O Temor do Senhor “Conduz a Vida” (PV 19:23);
 Provérbios 2:1-7 nos ensina como entender o Temor do Senhor e a encontrar o conhecimento de Deus.

Peça sabedoria a Deus – Tg 1:5 “Se, porém algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhes-á concedida”.
A epístola de Tiago nos ensina que devemos pedir sabedoria a Deus, pois ele não nos negará. Devemos colocar Deus no centro da nossa vida, pedindo conselhos em nossos negócios, planos para o futuro, tudo que desejamos e pensamos em fazer, pois o conhecimento do Santo é prudência. O livro de provérbios nos fala que a sabedoria “mais valiosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela (Pv 3:15), “porque melhor é a sabedoria do que jóias e de tudo o que se deseja nada pode se comparar com ela (Pv 8:11).

Cuidado com a Liberdade – Ec 11:9-10, 12:1 “Alegra-te jovem, na tua juventude, e recreia-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer”.
O conceito de “liberdade” que o mundo vem dizendo as pessoas é fazer tudo aquilo que me traz prazer, ou seja, a busca da satisfação dos próprios desejos. Devemos ter equilíbrio em nossa busca por coisas que satisfazem nosso coração, nós somos responsáveis pelas nossas ações (Rm 14:12). Nosso corpo é templo do espírito Santo, devemos oferecer nosso corpo como sacrifício vivo a Deus viver em santidade e consagração (Rm 12:1). Quando conhecemos a Deus e experimentamos essa liberdade que só Ele pode nos dar, nós entendemos que a “auto-satisfação leva à escravidão, enquanto o autocontrole nos conduz à liberdade” (John Haggai).

Seja um bom exemplo - Dt 4:6 “Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente”.
Moisés exortou o povo de Israel à obediência para que cumprissem os ensinamentos Deus e que guardassem os seus estatutos, para que eles fossem exemplo perante os olhos dos povos.

“Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras...quanto aos servos, que sejam em tudo, obedientes ao seu Senhor, dando-lhes motivo de satisfação” (Tito 2:7,9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...