domingo, 17 de março de 2013

Conhecendo a natureza humana – Parte III

 Vimos nos estudos passados que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, e isso significa que Deus criou o homem para relacionar-se com ele, através de uma aliança de amor estabelecida por Deus com o homem em todas as áreas de sua vida, espiritual, social e cultural. Essa aliança foi quebrada quando o homem comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:15-17), Deus havia dado ao homem a ordem de não comer do fruto da árvore, ordem esta que não foi cumprida. Por este ato que parece ser tão simplório aos nossos olhos, o homem caiu na miséria do pecado. A questão do homem nunca encontrar satisfação para a sua vida, de não se sentir realizado e sempre carregar um sentimento de culpa é porque ele quis e quer ser “INDEPENDENTE” de Deus. Note que a essência do pecado original não se resume a desobediência. O ato de desobediência foi resultado do pecado de Adão e Eva em declarar sua autonomia de Deus e tentar tomar seu lugar. A questão aqui é que o ser humano quer viver a vida do seu jeito, tomar suas próprias decisões, seguir seus caminhos e ser totalmente independente de Deus. Aí está o resultado do homem ser desobediente aos mandamentos do Senhor. “Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar seu próprio caminho, nem ao que caminha o dirigir seus passos” (Jeremias 10:23).
DEUS É AMOR (1 João 4:8). Por iniciativa livre de Deus, ele começou a atuar em favor da redenção do homem e providenciou um salvador para a humanidade.
DEUS É JUSTIÇA (Sofonias 3:5). Deus jamais inocenta o culpado (Naum 1:3). Que maravilha! Temos um Deus justo! Se Deus não condenasse o homem pelo seu ato de pecado ele deixaria de ser “Justo”, Deus também é amor, e por isso ele enviou alguém que assumisse nossa sentença, e que por ele fossemos justificados pelo seu sangue. Se Deus não tomasse uma providência em questão a nossa culpa, ele deixaria de ser “Amor”. Temos um Deus de amor e justiça.
“Todo aquele que Crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido” (1 João 5:1).
“Quem Crer e for batizado será SALVO; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:16).
Que bela notícia! JESUS é o mediador da “nova aliança” (Hebreus 9: 15 e 12:24). Agora podemos voltar a ter um relacionamento com o nosso criador! Podemos servir a esse Deus com alegria, e ser chamados de amigos de Deus (João 15:15).
O homem renascido possui uma nova natureza, que é uma experiência chamada de “nascimento espiritual”, ele continua sua vida terrena, só que agora ele sente prazer em viver, pois está completo em sua busca por satisfação, realização e felicidade, pois ele agora encontrou o verdadeiro sentido de sua vida, ele possui a natureza de Cristo - a natureza perfeita em sua vida, e tudo o que ele fizer na DEPENDÊNCIA de Deus ele será bem sucedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...