sábado, 23 de março de 2013

Vencendo a opressão



Eu disse: nunca invalidarei a minha aliança convosco.
Vós, porém, não fareis aliança com os moradores desta terra; antes, derribarei os seus altares; contudo, não obedecestes à minha voz. Que é isso que fizestes?
Pelo que também eu disse: não os expulsarei de diante de vós; antes, vos serão por adversários, e os seus deuses vos serão laços. (Juízes 2:1b2,3)

Estamos vivendo dias em que é muito comum vermos pessoas muito debilitadas fisicamente e emocionalmente porque não possuem forças para vencer seus problemas. Mas o que a maioria não sabe é que a idolatria do próprio eu, que se manifesta, primariamente, levando a pessoa a declarar sua autonomia em relação a Deus e sua Palavra é o que leva o homem a cair em desobediência. Agostinho disse que: “o orgulho é o começo de todo o pecado”.  O orgulho é amar a si mesmo de forma absoluta, é buscar a realização e satisfação plena em si ao invés de buscá-la em Deus, a questão do homem nunca encontrar satisfação para a sua vida, de não se sentir realizado e sempre carregar um sentimento de culpa é porque ele quis e quer ser “INDEPENDENTE” de Deus. Note que a essência do pecado original não se resume a desobediência. O ato de desobediência foi resultado do pecado de Adão e Eva em declarar sua autonomia de Deus e tentar tomar seu lugar. A questão aqui é que o ser humano quer viver a vida do seu jeito, tomar suas próprias decisões, seguir seus caminhos e ser totalmente independente de Deus. Aí está o resultado do homem ser desobediente aos mandamentos do Senhor.
O ser humano foi criado na suma dependência de amar a Deus de forma absoluta e de confiar na sua Palavra de forma absoluta.
IDOLATRIA: Ídolo é tudo aquilo que o homem ama e confia de maneira suprema, tornando a sua plena realização dependente dele.
No nosso tempo o homem tem buscado o “prazer imediato”, o prazer tem sido o seu objeto de vida, pois tem muito mais peso na tomada de decisões do que qualquer outro princípio, e tem levado a uma forte tendência ao “consumismo e sensualismo”.
CONSUMISMO: o homem consome para se sentir bem, mas como a satisfação é muito rápida ele acaba tendo de consumir cadê vez mais para preencher o vazio que há em seu coração.
SENSUALISMO: envolvem satisfação das sensações físicas e psicológicas do homem:
  • Dependência de cigarros e bebidas
  • Dependência de drogas
  • Dependência de sexo e pornografia 
  • Dependência de entretenimento e lazer
Quando esta busca se torna o principal objeto de prazer na vida do homem, isso se transforma em um ídolo.
Calvino disse que: “A imaginação do homem é, por assim dizer, uma perpétua fábrica de ídolos”.

Hoje quero refletir com você sobre um texto que tem falado muito em minha vida, e que nós devemos estar atentos a situação que estamos vivendo, e que rumo estamos tomando, pois muitas vidas e “muitos cristãos” estão terminando suas vidas doentes, depressivos, debilitados por que ainda não destruíram seus” altares”.

1 - A OPRESSÃO DOS MIDIANITAS – Juízes 6:1,3-6
“Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; e por isso, o SENHOR os entregou nas mãos dos midianitas  por sete anos”
“Porque, cada vez que Israel semeava, os midianitas e os amalequitas, como os povos do Oriente, subiam contra ele.
“E contra ele se acampavam, destruindo os produtos da terra até a vizinhança de Gaza, e não deixavam em Israel sustento algum, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.
“Pois subiam com seus gados e tendas e vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles aos seus camelos; e entravam na terra para a destruir.
“Assim, Israel ficou muito debilitado com a presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamavam ao SENHOR.

O povo de Israel estava vivendo totalmente oprimido pelos Midianitas há sete anos. Tudo o que eles semeavam o midinitas e os amalequitas destruíam ano após ano. Eles ficavam acampados ao seu redor e vinham como gafanhotos, deixando Israel sem sustendo algum e totalmente debilitado.
O midianistas e os amalequitas tem algo em comum em sua origem. Todos os dois povos são frutos de uma união não estável.
MIDIÃ: filho de Quetura (concubina de Abraão). (Gn 25:1,2,4,6).
AMALEQUE: filho de Elifaz o primogênito de Esaú, com sua com sua concubina Timna. (Gn 36:12,4).

A opressão em nossas vidas hoje não é diferente.  São como parasitas, vão sugando até se esgotarem todas as forças. Existem muitas vidas que estão trabalhando ano após ano e não conseguem desfrutar daquilo que ganham, pois não estão dando valor naquilo que é mais importante, não estou ouvindo a voz de Deus, e por conseqüência disso entram em depressão e vivem a vida a base de remédios. Buscam satisfação e realização de forma independente de Deus. Não conseguem enxergar as alianças que estão fazendo e ainda não destruíram seus altares, estão se dobrando aos ídolos elegidos pelos seus próprios corações.
Esses ídolos (deuses) vos serão como laços e suas alianças com determinadas pessoas vos serão por adversário.
 Não adiante querer ser independente de Deus. Como vimos, o homem foi criado para viver em total dependência de Deus e de sua Palavra. Quando ele elege outro deus, um ídolo em sua vida, este se torna um laço em sua vida, ou seja, ele será traído e cairá em uma armadilha porque não consegue se manter fiel a Deus.

2 - QUAL O MOTIVO DA OPRESSÃO? – Juízes 2:21-23 e 3:4-6
Também eu não expulsarei mais de diante dele nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu; para, por elas, pôr Israel à prova, se guardará ou não o caminho do SENHOR, como seus pais o guardaram. Assim, o SENHOR deixou ficar aquelas nações e não as expulsou logo, nem as entregou na mão de Josué”.
 “Estes ficaram para , por eles, o SENHOR pôr Israel à prova, para saber se dariam ouvidos aos mandamentos que havia ordenado a seus pais por intermédio de Moisés. Habitando, po8is, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e ferrezeus, e heveus, e jebuseus, tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram as suas próprias aos filhos deles; e rendiam culto a seus deuses”.

Os israelitas fizeram aliança com os moradores daquela terra e não destruíram os seus altares.
Realizaram casamentos mistos com estrangeiros e depois serviram aos deuses pagãos deles. Não deram ouvidos à voz de Deus.
Os povos pagãos estavam vivendo no meio de Israel. Deus disse que não iria mais expulsar nenhuma nação do seu meio para colocá-las por prova, assim Deus saberia seu o povo guardaria os seus caminhos e se dariam ouvidos aos seus mandamentos.
Muitas vezes edificamos altares em nosso coração, esses altares vão sendo edificados aos poucos até se tornaram fortalezas em nossa mente (coração). Depois que eles estiverem edificados em nosso coração não adianta pedir para Deus expulsá-los, pois Deus não fará isso, pois agora eles vos serão por prova, e depois deverão ser destruídos. É certo que a pessoa só terá essa atitude depois que o “prazer imediato” tiver passado, e ela perceber a besteira que fez com sua vida todos esses dias ou anos. Mas então, o que fazer diante dessa situação?

3 - CLAME A DEUS POR LIBERTAÇÃO
“Clamaram ao SENHOR os filhos de Israel, e o Senhor lhes suscitou libertador” Jz 3:9
“Então os filho de Israel clamaram ao SENHOR, e o SENHOR lhes suscitou libertador” Jz 3:15
“Clamaram os filhos de Israel ao SENHOR” Jz 4:3
“Tendo os filhos de Israel clamado ao SENHOR por causa do midianitas...” Jz 6:7

Note que nestes quatros versículos acima, Deus suscitou um libertador a Israel em cada época. Esses libertadores eram chamados de Juízes.
O QUE É UM JUÍZ? Sua responsabilidade principal não era ouvir reclamações ou tomar decisões legais. Os anciãos ou chefes de família costumavam fazer isso na esfera social, enquanto os sacerdotes eram os intérpretes da lei religiosa. Os juízes de que tratamos aqui eram líderes ou libertadores militares.
O povo nesta época não era mais liderado por um líder como foi com Moisés e Josué, agora cada tribo seguia seu próprio caminho. Por isso Deus sempre levantava um libertador de cada região ou tribo. Hoje na vida da igreja também não é diferente, as igrejas não andam juntas, não são unânimes, Deus sempre levanta líderes nos locais onde ele tem interesse em libertar e salvar vidas.

4 - O CHAMADO DE UM LIBERTADOR – GIDEÃO:  Juízes 6:11-12
“Então veio, o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joáz, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para pôr a salvo dos midianitas. Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente”.

Gideão é conhecido na história como um homem de FÉ e CORAGEM, mas no início de seu chamado ele mesmo não sabia do seu grande potencial, pois tinha medo e era um incrédulo. Gideão era um lavrador, sua família era nada, a mais pobre e a menor em Manassés (Jz 6:15). Gideão começou sua carreira como um covarde (Jz 6:27), mas no final foi um grande conquistador e libertador de Israel. Ele iniciou destruindo o altar erguido pelo seu pai (Jz 6:25), primeiro ele colocou ordem em sua casa, depois partiu contra o exército inimigo. Gideão serve de grande ânimo para as pessoas que têm dificuldades em aceitar a si mesmas e em crer que Deus pode fazer delas o que desejar, pois ele conhece nosso interior.
Gideão ainda não era o homem valente de guerra quando o SENHOR lhe chamou, mas Deus sabia do seu grande potencial. Deus sempre usa o verbo no presente naquilo que ele tem reservado para nós no futuro. Quando Gideão foi atacar o exército Midianita o Senhor lhe disse: “Levanta-te e desce contra o arraial, porque o entreguei nas tuas mãos” (Jz 7:9). A guerra já estava ganha, ele só precisaria confiar, vencer pela fé.
E foi exatamente o que Deus trabalhou na vida de Gideão, sua incredulidade e seu medo. O Anjo do Senhor já havia aparecido para ele e dito que não o desampararia e entregaria em suas mãos o exército midianita. Gideão, porém, pediu provas de que Deus o havia escolhido para libertar seu povo.
Neste texto ele perdeu dois dias de sua vida pedindo provas para Deus e Deus provou a ele. (Jz 6:36-40). Muitos cristãos estão perdendo muitos anos de suas vidas por causa da sua incredulidade, não apropriam das promessas do Senhor, não conseguem crer que são capazes de vencer e passam a vida pedindo provas para Deus. Será que Deus já não respondeu suas perguntas?
Sabe como Gideão venceu o exército midianita? Com 300 homens (Jz 7:6-7). E quais foram as armas que eles usaram para vencer? Trombetas e tochas!
“Não por força nem por poder, mas pelo Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos” (Zacarias 4:6b).
É assim que nós vencemos o mundo (fortalezas que nós edificamos), pela FÉ!
“E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa Fé” (1 João 5:4).

Deus quer fazer de você um guerreiro valente, que não teme o adversário e crê que Ele é a sua força. E com as suas armas espirituais você irá vencer a opressão presente na sua vida e de sua família e ser liberto, se tornando um grande conquistador como Gideão foi.

Destrua os altares que você edificou em seu coração, não faça alianças que Deus não aprove, e viva uma vida de liberdade, longe dos laços da idolatria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...