quarta-feira, 17 de julho de 2013

Separados pelo Espírito e enviados para a obra a que nos foi chamado



“Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram” (Atos 13:1-3).

Logo após a morte de Estêvão, o evangelho se espalhou pelos povos gentílicos devido a perseguição a igreja em Judá; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria. Então, estes que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão se espalharam até a Finícia, Chipre e Antioquia na Síria (At 8:1; 11:19). A palavra traduzida por “dispersos” (diaspeiro) em Atos 8:1,4 significa “espalhar sementes”, o propósito da perseguição foi exatamente para plantar os cristãos que estavam em Jerusalém em novo solo, nova terra, para gerar frutos.
Jerusalém deixaria agora de ser o centro do ministério cristão, agora Antioquia da Síria tornaria o novo centro. Paulo esteve na igreja de Antioquia durante um ano com os profetas e mestres ensinando numerosa multidão naquela igreja (At 11:26). Havia ali cinco líderes da igreja em Antioquia: Barnabé (natural de Chipre At 4:36), Simeão (provavelmente um africano de sobrenome “Níger” = “Negro”), Lúcio (de Cirene provindo do norte da áfrica), Manaém (provavelmente o irmão de Herodes Antipas) e Saulo.
O versículo 2 de Atos 13 que é o versículo chave de nosso estudo, inicia com uma ação coletiva “e servindo eles ao Senhor”. Mas como eles serviam ao Senhor? A raiz do verbo que expressa que eles “serviam” ao Senhor é “leitourgos” – o edificador (grego leitourgia = liturgia). Refere-se àquele que serve ao Senhor sendo usado por ele para abençoar e edificar o seu irmão. Eles eram “abençoadores” ou “edificadores” do corpo de Cristo. Este termo é diferente ao termo citado para os sete helenistas escolhidos para servir as mesas em Atos 6:1,2 “diakonos, diakoneo = distribuição, servir) que significa servir as necessidades do corpo de Cristo.
Note que esta característica apontada pelo texto presente na vida destes homens é o diferencial na vida de um cristão, pois eles estavam servindo a Deus em sua igreja local, eram abençoadores e edificadores, eram uma benção na igreja onde trabalhavam. Não foi por  competência intelectual, título ministerial ou conhecimento teológico profundo, mas por sua fidelidade de vida em relação aos de perto. Estes homens foram separados e enviados para uma obra missionária, porque eram benção onde atuavam. Jamais se deve enviar alguém para uma obra missionária pessoas que não são uma benção perto. Esta obra a que me refiro especificamente é ao “Plantador de Igrejas”. Se este plantador de igrejas não demonstra nenhum interesse em cooperar na evangelização no seu local de trabalho, no seu campo de ação, ele certamente não demonstrará nenhum interesse para o lugar que for enviado.
Agora eu quero fazer uma pergunta, você tem sido um leitourgos no dia a dia de sua casa? Sua esposa e seus filhos o reconhecem com esta característica? Não adianta ser um líder destacado nos púlpitos de sua igreja ou em seminários, se for um fracasso com a sua família. Tenha o testemunho de Cristo primeiramente entre os seus. Somente isto o tornará qualificado para o envio. E se nossa comunidade cristã não demonstra ser leitourgos, abençoadora com aqueles com a qual convive dia a dia, culto a culto, dificilmente fará diferença em outros lugares, jamais irá plantar igrejas. Igreja planta igrejas.
Continuando nosso estudo, o texto diz que “servindo eles ao Senhor, disse o Espírito Santo: Separai-me”. O conteúdo desta expressão “separai-me” (aphorisate), do verbo “aphorizo” também usado em Mateus 25:32 quando o pastor separa as ovelhas dos carneiros, trata-se de uma separação para uma função, ou seja, eles estariam ligados a igreja, mas agora estariam designados para uma função além da igreja local. Paulo e Barnabé seriam separados primeiramente porque foram chamados. Os líderes estavam em jejum e oração, e logo em seguida “impondo sobre eles as mãos...” trás a expressão “ epithentes tas cheiras”, que possui vasto significado. Os principais são:
  • ·         Sinal de autoridade. Significa que possuíam a autoridade eclesiástica para trabalharem em prol da igreja mesmo onde ela não estivesse presente, como comunidade.
  • ·         Sinal de reconhecimento. A liderança da igreja os reconheceria como homens dotados das qualidades e características para aquela função.
  • ·         Sinal de cumplicidade. A igreja continuaria responsável por eles, amando-os, desejando o melhor para suas vidas, até sustentando-os.
Terminando nosso estudo, onde diz “os despediram” (apelusan), do grego “apoluo” que significa “fazer as honras do envio”.  Creio que foram despedidos com um culto com a igreja reunida para enviá-los.
Concluindo, Deus tem separado nossas vidas porque ele nos chamou para sua obra na terra, na cidade onde estamos. A igreja não perde membros ela envia obreiros, ela deve entender que sua missão deve estar subordinada a Missão de Deus à “Missio Dei”. Igreja planta igrejas. Precisamos reconhecer a razão e o propósito de estarmos aqui. Fomos separados porque éramos benção onde atuávamos e hoje ele nos chamou para plantar uma igreja, uma igreja que irá futuramente plantar outra igreja. Que nossos líderes reconheçam que seus membros precisam de apoio, como sinal de autoridade, reconhecimento e cumplicidade. Impondo as mãos sobre as cabeças e abençoado os obreiros. Sem isto, o cordão umbilical é rompido. Sem jejum e oração não saberemos o que isso significa. Tudo deve ser feito para a glória de Deus, amém!




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Lidório, Ronaldo. Plantando igrejas. Teologia bíblica, princípios e estratégias de plantio de igrejas. Cultura Cristã. São Paulo - 1ª Ed. 2007.
Wiersbe, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento: volume I. Santo André, SP: Geográfica editora, 2006.
Bíblia de Estudo de Genebra. 2 Ed.Barueri SP: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo estudo! É no serviço cristão, com a humildade de Cristo, que Deus nos estabelece em Seus Planos, para que Seu Propósito Eterno, de Fé em Fé e Glória em Glória, com Graça sobre Graça, seja manifesto em, e através de, nossas vidas: sermos transformados À Imagem do Seu Filho Jesus Cristo! Deus seja Louvado!

    ResponderExcluir

Os heróis se vão e nós também - Juízes 16

Alguém disse que um dia especialmente importante para um filho é aquele no qual ele se dá conta de que seus pais pecam. Da mesma forma com...