domingo, 18 de agosto de 2013

Por que existimos? E para que vivemos?



 É muito comum as pessoas se perguntarem por que todas as coisas existem,  por que eu existo ou qual seria o sentido real da sua existência. Todos nós temos dúvidas enquanto nossa existência. Nascemos, crescemos, estudamos, sonhamos em ter uma profissão, encontrar aquela pessoa especial para nos casarmos, sonhamos em ter filhos, vivemos em mundo onde podemos desfrutar e apreciar belas paisagens, a luz do sol, a lua e as estrelas, os oceanos, as montanhas, os animais, mas qual seria a finalidade de tudo isso? A resposta é muito simples, mas penso que até mesmo cristãos não sabem responder, pois, muitos ainda não estão vivendo “Para a Glória de Deus”. Isso mesmo, “[Em Cristo] foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” (Colossenses 1:16). “Porque dele, e por meio dele, e pare ele são todas as coisas” (Romanos 11:36). “(...) trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os criei para minha glória, e que formei, e fiz” (Isaías 43:6-7). “A fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo” (Efésios 1:12). “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Co 10:31).
Quero deixar bem claro que a glória de Deus independe de qualquer ação humana, pois a glória de Deus é a honra e o esplendor que ele possui desde a eternidade, ou seja, a palavra “para” não quer dizer “para sua necessidade” ou “para seu benefício” Deus não “é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais” (Atos 17:25). Viver para louvor da sua glória significa viver uma vida de testemunho real, ou seja, uma vida que resplandece sua glória, que demonstra sua glória, que vive para sua glória.
É maravilhoso vivermos para glorificar nosso Senhor. Alguns meses atrás foram publicados neste blog estudos sobre “A natureza humana”, ali aprendemos que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, isso significa que ele nos fez com atributos semelhantes aos seus, como justiça, amor, bondade, santidade, porém, o homem caiu no seu estado de miséria após ter pecado, e hoje através de Jesus Cristo podemos voltar até ele e vivermos para a sua glória até o dia da glorificação em Cristo quando ele voltar (Rm 8:17-23).
Estamos vivendo em uma época de manifestações devido à corrupção do estado. Muitos dizem que o “país acordou”, mas a mudança que todos querem deve partir de dentro para fora, e não de fora para dentro. O que quero dizer é que a essência da corrupção está em nós, eu já disse aqui e volto a dizer, “os políticos são nada menos que o espelho do povo”. Como podemos viver para glorificar a Deus se estamos comprando e vendendo diplomas, passando cheques sem fundo, defraudando, mentindo, sonegando impostos, traindo a esposa o esposo?
Ore, peça a Deus que sua família viva para glorificar a Deus, que seu casamento seja para glória de Deus, que seus filhos sejam criados para glória de Deus. Glorifique a Deus no seu trabalho, na igreja, no seu namoro, espere em Deus pela pessoa certa e seu casamento será uma benção. Glorificar a Deus é responsabilidade moral de todos os seres humanos. Termino este estudo nas palavras do Breve Catecismo de Westminster, “O fim principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre” e nas palavras dos reformadores, “Somente a Deus seja a glória” (soli Deo gloria).

Um comentário:

  1. Maravilhoso estudo! Deus abençoe sua vida. O trabalho foi de muita valia. Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...