segunda-feira, 10 de março de 2014

A hora de arrepender-se é agora!



O arrependimento é um dos temas mais importantes da Bíblia! E como vimos nos estudos anteriores, esta mensagem tem sido esquecida. No evangelho de Lucas 13:1-5 vemos os judeus questionando Jesus sobre duas tragédias ocorridas na região: a primeira era sobre morte de alguns galileus que foram executados por Pôncio Pilatos e a segunda refere-se a dezoito pessoas que foram mortas devido ao desabamento da torre de Siloé. A pergunta é: “aquelas pessoas eram mais pecadoras do que as outras?”, Jesus disse que não, e ainda acrescentou, que se eles não se arrependessem todos igualmente iriam perecer.
Ninguém está isento de pecado (1 Jo 1:10) e é mais fácil falarmos sobre o pecado do outro do que encarar os próprios pecados. Por isso é preciso estar preparado!
O COMÉRCIO DO PERDÃO: Na idade média precisamente no século VI houve um período muito conhecido como o “comércio do perdão”. Alberto de Brandenburgo promoveu uma venda especial de indulgências, para financiar boa parte da construção da Catedral de São Pedro, em Roma. O Papa escrevia um “Perdão” que era entregue as pessoas que colocavam seus nomes ali, mediante pagamento, e recebiam o perdão. A mensagem do arrependimento foi esquecida neste período devido a Igreja Católica Romana ter criado coisas como confissão auricular, onde as pessoas confessavam ao padre seus pecados e em troca elas deveriam fazer penitencias. Outro ensinamento que a igreja aplicava na idade média foi a “Extrema Unção” na morte, na hora da morte de uma pessoa ela teria o direito da “extrema unção” e um ministro sacerdotal teria o poder de perdoar seus pecados para que ela não fosse para o inferno, e sim, para o purgatório, onde ela teria em seguida a oportunidade de subir ao céu. Infelizmente estes ensinamentos diminuem a necessidade do arrependimento agora no presente, pois dá-se uma idéia de garantia e que na hora da morte esta oportunidade será concedida por um homem. Em reação a estes ensinamentos é que surgiu Martinho Lutero contra esse comércio do perdão com suas Noventa e Cinco Teses. Hoje muitas igrejas de denominações “evangélicas” estão agindo de forma semelhante, pois prometem benefícios pessoais, prosperidade e felicidade condicionada à entrega de contribuições, dando-se a entender que as bênçãos serão proporcionais a generosidade do ofertante.
SEM ARREPENDIMENTO NÃO HÁ COMUNHÃO: Deus, quando criou o homem estabeleceu uma ligação especial com ele, onde existia uma comunhão amorosa, exercida no andar com Deus diariamente, conversando com intimidade e expressando amor, honra, devoção e louvor. Essa comunhão foi quebrada com a queda do homem, devido o homem não ter honrado a Deus em não comer de uma única árvore (árvore do conhecimento do bem e do mal – Gn 2.9,16-17), esse vínculo de amor foi cortado. Porém Deus não deixou o homem desamparado, ali mesmo ele anunciou o que chamamos de “Protoevangelho” a mensagem de um pacto gracioso que iria trazer a sua criação à salvação usando de sua graça para com o homem caído. Na plenitude do tempo Deus enviou seu filho para nos resgatar para que pudéssemos receber a adoção de filhos (Gálatas 4:4-5). Um certo teólogo de outra época disse: "Todos nós nascemos de costas para Deus. O arrependimento é uma mudança de trajetória. É uma volta de cento e oitenta graus." Pecado é afastar-se de Deus. Como alguém disse, é aversão a Deus e conversão para o mundo; enquanto que o verdadeiro arrependimento significa conversão a Deus e aversão ao mundo (D.L. Woody).
Deus procura frutos, a parábola da figueira estéril (Lc 13:6-9) nos ensina que existem muitas vidas que estão ocupando a terra inutilmente, em algum momento ela poderá ser cortada. A hora de arrepender-se é agora, e Deus não aceitará substitutos.
“Estou só ocupando espaço neste mundo ou produzindo frutos para a glória de Deus?” (Wiersbe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...