sábado, 3 de dezembro de 2016

A obra da Criação Parte VI



 Depois de haver feito as outras criaturas, Deus criou o homem, macho e fêmea, com almas racionais e imortais, e dotou-as de inteligência, retidão e perfeita santidade, segundo a sua própria imagem, tendo a lei de Deus escrita em seus corações, e o poder de cumpri-la, mas com a possibilidade de transgredi-la, sendo deixados à liberdade da sua própria vontade, que era mutável. Além dessa escrita em seus corações, receberam o preceito de não comerem da árvore da ciência do bem e do mal; enquanto obedeceram a este preceito, foram felizes em sua comunhão com Deus e tiveram domínio sobre as criaturas (Confissão de Fé de Westminster 4:2; Gen. 1:27 e 2:7; Sal. 8:5; Ecl. 12:7; Mat. 10:28; Rom. 2:14, 15; Col. 3:10; Gen. 3:6)
Muitos cristãos acreditam que Adão teria sido um tipo de “homem das cavernas”. O capítulo 2 de Gênesis nos mostra a grandeza da intelectualidade de Adão. Este capítulo não é uma sequência cronológica do capítulo 1, mas uma narrativa mais detalhada da criação do homem e da mulher citadas no capítulo anterior. Deus criou Adão como uma grande capacidade de comunicação. No último dia da criação, o sexto dia, Deus trouxe todos os animais para que Adão desse nome a todos eles. Como vimos no estudo anterior, Deus não precisaria ter criado todas as variações, apenas os tipos básicos de cada grupo. O número de animais que Adão deu nome foi consideravelmente pequeno. Adão poderia ter levado pouco mais de 3 horas para dar nome a todos eles, pois ele não estava avaliando pequenas diferenças que são encontradas hoje nas variações existentes, mas grandes diferenças dos tipos básicos (Adauto Lourenço – Gênesis 1 & 2).
Todos nós viemos de uma única e mesma mulher como também de um único e mesmo homem. Este casal possuía material genético suficiente para produzir descendentes com variações como as que encontramos hoje (reserva genética). Adão e Eva não poderiam ter sido negros nem brancos, pois se assim fosse, hoje não teríamos a possibilidade de outras raças. A cor deles era semelhante à da pele indígena, como a dos pataxós brasileiro. Essa cor da pele é de um “bronzeado” natural, suavemente avermelhado. A Bíblia diz que Adão (‘adam), foi formado do pó da terra, literalmente, do pó do solo (‘adamah). As duas palavras ‘adam e ‘adamah vem da mesma palavra hebraica ‘adem, cujo significado é avermelhado. Adão teria a mesma cor do solo do qual ele foi formado (Adauto Lourenço – Gênesis 1 & 2).
Assim que o homem e a mulher foram criados Deus os colocou no Jardim do Édem para o cultivar e guardar (Gn 2:15). Deus concedeu ao homem o senhorio sobre toda sua criação, ele deu ao homem o papel de vice-gerente de Deus. Também lhes deu a ordem de povoar a terra, ou seja, logo após criar Eva, Deus diz a Adão para fazer sexo com sua esposa (Gn 1:28). Esse domínio exigia mordomia e responsabilidade, porém tudo isso mudou depois da queda. Com a rebeldia, o trabalho, outra ligado ao prazer e à alegria adoradora em cumprir o propósito de Deus, agora envolveria “fadiga e dor”, e a benção sobre a família foi ofuscada pela maldição do parto doloroso. Inimizade foi colocada entre marido e mulher, e a guerra entre Satanás e o Filho da semente da mulher (Michael S. Horton – O Cristão e a Cultura; Gn 3:15-19). Sobre as dores de parto também podemos interpretar todo o processo de educação de filhos. Maria sentiu a dor dessa experiência quando viu seu filho sendo crucificado (Van Groningen – Criação e Consumação, Vol. I; Jo 19:25,26).
Mesmo em face do seu juízo, Deus não desamparou o homem, ali mesmo ele anunciou o evangelho (Protoevangelho; Gn 3:15) a mensagem de um pacto gracioso que iria trazer a sua criação à salvação usando de sua graça para com o homem caído.
Se pela ofensa de um só e por meio de uma só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo” (Rm 5:17).
Próximo mês aprenderemos sobre as responsabilidades e ordenanças embutidas na estrutura da criação de Deus. Chamamos estas ordenanças de mandatos. Mandato Cultural, Social e Espiritual. Até lá!

Um comentário:

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...