quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Devemos orar por alguém que se encontra afastado da comunhão da igreja e de Deus?



A Bíblia fala que:

"Aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública” (Hebreus 6:4-6).

Segundo João Calvino, o autor de Hebreus não está se referindo a uma pessoa que praticou furto, perjúrio, homicídio, embriaguez ou adultério. Aquela que viola a segunda tábua da lei (nossos deveres com o próximo), ou por ignorância transgride a primeira tábua (nossos deveres para com Deus), pela misericórdia e graça do Senhor, ainda pode ser reconduzido ao arrependimento pelo próprio Deus, jamais pela iniciativa do homem.

Este tipo de pecado refere-se a um tipo de apostasia irreversível do evangelho, ou seja, a pessoa renuncia deliberadamente a graça de Deus, depois de ter tido contato com ela. Aquela pessoa, que depois de ter experimentado do conhecimento da Palavra do Senhor através da iluminação do Espírito Santo, o dom celestial que são os dons espirituais conferidos a pessoa através da fé em Cristo, e a experiência de ser chamado de um cidadão do reino dos céus por crer na salvação eterna que Jesus oferece, renuncia tudo, ela peca contra o Espírito Santo. Este está excluído da esperança ou do perdão.

mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno" (Marcos 3:29)

Por esta pessoa não devemos orar.

Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este” (1 João 5:16)

Esta pessoa que provou todas estas coisas, iniciou um processo de arrependimento em sua vida, mas nunca foi regenerada pelo Espírito. Quando o texto diz que ela foi iluminada, não quer dizer que foi salva. Todos nós estamos cegos até que Cristo, que é a luz do mundo, brilhe com sua luz sobre nós. Uma pessoa regenerada pelo Espírito Santo, jamais perde sua salvação, os eleitos do Senhor são guiados pelo seu Espírito (Rm 8:14), os eleitos em Cristo se acham fora da apostasia final (Jo 17:12).

Os eleitos, pelas tentações de Satanás e do mundo, pela força da corrupção neles restante e pela negligência dos meios de preservação, podem cair em graves pecados e por algum tempo continuar neles, porém, eles voltam para Deus. Esta é a perseverança do Santos (Confissão de Fé de Westminster 27:3).

O que acontece é que muitas pessoas recebem lampejos da luz de Cristo em suas mentes e corações. Estas chegam a receber com alegria a semente da Palavra, mas logo abandonam. Conforme está escrito:

Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria. Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam” (Marcos 4:16,17)

Não podemos ignorar o poder de Deus para transformar a vida de alguém que esteja afastado da comunhão de Deus pela cegueira do pecado conforme citado no início. Por estes não devemos desistir de orar.

Desistir de uma pessoa que no momento se mostra endurecida e entregá-la a uma inteira dureza de coração, revela nada menos nossa falta de fé na mão poderosa e misericordiosa de Deus” (Robert. D. Jones – Em Busca da Paz)

Se você tem desistido e orar por alguém da sua família que se encontra afastado da comunhão da igreja e de Deus (filho (a), esposo (a), amigo (a) e etc.), não desista, ore por ele da forma que pude aprender com o testemunho de alguém, assim:

“Pai, ajude-me para que meu coração não fique endurecido e para que eu não deixe de orar por (ciclano). Ajude-me a não presumir que o Senhor operará uma mudança na vida dele (a) e não exigir isso, mas me ajude também a nunca esquecer que o Senhor pode transformá-la e a nunca parar de pedir que o Senhor o faça”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os heróis se vão e nós também - Juízes 16

Alguém disse que um dia especialmente importante para um filho é aquele no qual ele se dá conta de que seus pais pecam. Da mesma forma com...