sexta-feira, 23 de junho de 2017

Não existe educação “neutra”


Você educa de acordo com o que adora: Educação tem tudo a ver com religião (Filipe Fontes).

Algumas escolas tem a noção de que existem dois tipos de educação: educação secular + educação cristã. Contudo, não existe educação neutra. Sempre existirá uma ideologia por trás da educação. Não necessariamente uma ideologia política, mas sempre existirá uma “religião” por trás da educação, um pressuposto, uma cosmovisão que influenciará naquilo que o educador ensina (Mauro Maister).

Cosmovisão são como lentes sobrepostas (pressuposições) pelas quais vemos o mundo e há várias camadas de interpretação que formam a nossa cosmovisão pessoal.

Religião é a relação de confiança e devoção estabelecida por um indivíduo ou grupo com um determinado objeto, da qual este indivíduo ou grupo esperam obter as respostas finais sobre: sentido, significado, valor, reconhecimento, prazer, segurança, etc. (FONTES; 2017, p.24).

O modo como um professor educa interfere no que o aluno crê. A religião influencia e determina a educação, assim como a educação influência a religião (Dt 6:1-9).

“Crer não é aquilo que você pensa, mas aquilo que leva você a atuar no que você pensa. Aquilo que você realmente crê é o que te move ao comportamento” (Wadislau Martins Gomes)

Quando eu não posso ser aquilo que eu quero ser, eu passo a imitar aquilo que as pessoas fazem. Meu comportamento vai me moldar com o produto da imitação. Nós somos criados a imagem de Deus. Sem Deus imitamos o primeiro que passar.

O modo como ensinamos (Dt 6:7-9) é determinado por aquilo que somos (v.6), e o que somos, por aquele a quem adoramos (v. 4-5). Os nossos projetos, interesses, motivações, conceitos e modelos, se definem, em última instância, por aquilo que amamos e com o qual nos comprometemos; seja ele o Deus da Bíblia, ou qualquer outra coisa que insistimos colocar no lugar de Deus.

Deuteronômio 6 ensina que você educa de acordo com o que adora! (FONTES; 2017, p.34).

Portanto, é preciso reconhecer que educação e religião sempre estiveram juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os heróis se vão e nós também - Juízes 16

Alguém disse que um dia especialmente importante para um filho é aquele no qual ele se dá conta de que seus pais pecam. Da mesma forma com...