terça-feira, 13 de junho de 2017

Qual o propósito do casamento?



Atribuir ao casamento o alvo principal da vida é o mesmo que idolatria. Os ídolos podem se tornar deuses funcionais em nossas vidas, ou seja, eles oferecem soluções temporais como bebida, droga, cigarro, pornografia, comida e etc., mas nunca satisfazem o nosso coração, são falsos deuses, exigem nossos sacrifícios, mas nunca podem nos dar ou suprir com aquilo que prometem. Todo amor desordenado na vida de uma pessoa é pecado.

Para muitos o dia do casamento é o ápice da vida, o dia mais importante. O alvo do casamento, primeiramente não é a felicidade, mas a santidade. Se a felicidade é o meu alvo no casamento, caso amanhã eu não me sinta feliz com a pessoa ao meu lado, eu irei me divorciar.

É preciso tomar cuidado com a declaração “eu sinto”. A declaração “eu sinto” esconde uma avaliação consciente de minhas ideias e meus juízos. O que eu sinto simplesmente é. A minha verdade substitui a verdade. Jay E. Adams disse que ser dirigido por sentimentos é o problema motivacional das pessoas, ele estava dizendo que as pessoas pecadoras são dirigidas por mentiras e cobiças. Como se pode tratar daquilo que não se tem consciência? A expressão "eu sinto" obscurece a responsabilidade por nossos desejos. As pessoas agem como seus sentimentos fossem impulsos de autoridade! Desejos enganosos determinam as escolhas (David Powlison).

O casamento para Adão no início da criação, antes do pecado, não era algo para ser vivido de forma isolada, mas para ser desfrutado e desenvolvido em um relacionamento com Deus. O problema de Adão não era tristeza da solidão. Adão sozinho não conseguiria se relacionar de acordo com os atributos relacionais de um Deus trino (Continência é um dom de Deus – 1 Co 7:9).

O conceito de amor na Bíblia não é esse sentimento subjetivo ou esse desejo amoroso proveniente do romantismo francês (Romeu e Julieta), esse conceito de amor não-bíblico é aquele que vale tudo para se viver uma paixão ou sentimento. Esse amor vale desobedecer às regras. É muito comum ouvir frases do tipo: “Deus quer que eu seja feliz”.

A Bíblia fala que o amor não é medido pelo o que eu recebo, mas o quanto estou disposto a dar (Gn 22; Jo 8:56). O amor é sacrificial na visão bíblica (Ef 5:25-29). O amor não é um sentimento, mas uma tomada de decisão. Amor é compromisso firmado. Ações de amor geram amor!

O propósito do casamento é a santidade, a glória de Deus. Se o propósito do casamento é a santidade, você nunca se casa com a “pessoa certa”, Deus usa sua vida para trabalhar e aperfeiçoar a vida do seu cônjuge, conforme a imagem de seu filho Jesus.

Existem pessoas que conferem sua identidade ao adorado/ídolo (cônjuge, cargo, posição social e etc.,) e quando chegam a perder o cônjuge seja por morte ou por outro motivo, seu cargo em uma empresa ou igreja e sua posição social, simplesmente perdem o “sentido da vida”. O cônjuge, o cargo ou a posição social da pessoa estava acima da sua identidade em Cristo. O ídolo se torna a “liberdade da pessoa”, aquilo que está disposta a pecar para manter.

“Pode parecer chocante, mas estou convencido de que, se os preceitos bíblicos são aplicados consistentemente, praticamente quaisquer duas pessoas no mundo podem construir um casamento feliz e honrar a vontade de Deus no relacionamento. Isso pode não ser o que preferimos, mas pode ser alcançado se estivermos dispostos a trabalhar nosso relacionamento conjugal” (R.C. Sproul).

Esse conceito de “alma gêmea” não existe na bíblia. Este é um conceito pagão ensinado em filmes, novelas e livros. “Deus não espera que você encontre a tampa da sua panela. Ele quer que você se amolde a tampa que vier” (Heber Campos Jr.). Essa ideia de que só existe uma pessoa com quem eu possa ser feliz e me casar é papo furado. Pois se de fato isso for verdade eu sou uma pessoa insuportável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...