quinta-feira, 19 de outubro de 2017

João Calvino



João Calvino nasceu na cidade de Noyon na França em 10 de julho de 1509. Cresceu em um lar católico. Seu pai era secretário apostólico do bispo católico da diocese de Noyon. E quando era bem pequeno seu pai o destinou aos estudos de teologia. 

Aos 14 anos Calvino ingressou na universidade de Paris chamado “da Marche” onde teve a oportunidade de estudar teologia com o mais famoso mestre e pedagogo da época Mathurin Cordier que foi quem lhe ensinou o latim.

Aos 17 anos graduou-se como mestre em Ciências Humanas. Pouco tempo depois fez o curso de Direito com o professor Melchior Wolmar, puritano declarado, e com ele aprendeu o grego. Toda essa preparação viria ser muito valiosa para o trabalho que ele iria realizar.

Aos 24 anos em 1533, o evangelho chegou até Calvino. Ele abandonou a Igreja Católica Romana e se uniu a causa protestante. Em 1º de novembro de 1533, na reabertura da universidade de Paris o Reitor que era seu amigo fez um discurso que proclamava Cristo como único mediador o que a universidade considerava ofensivo a “Virgem e aos santos”. O discurso lido na verdade era de João Calvino. Ele e seu amigo tiveram que fugir, pois a universidade denunciou o autor para o Parlamento de Paris.

Aos 25 anos (1534) Calvino iniciou sua maior obra “As Institutas da Religião Cristã” na Suiça, com um prefácio enviado ao Rei da França, ele falou sobre a doutrina da salvação. Neste tempo havia grande perseguição aos cristãos, muitos eram queimados vivos, pois os reformadores estavam trabalhando cada um seu país para propagar a Palavra de Deus na língua nacional. Neste ano Lutero havia terminado a tradução alemã da Bíblia e dois anos depois o tradutor da Bíblia em inglês morreu queimado vivo orando pelo rei da Inglaterra. Calvino também contribuiu para a publicação do Novo Testamento traduzido do grego para o francês.

Aos 31 anos ele se casou em Estraburgo, onde viveu pastoreando uma igreja por três anos.
Em Genebra recebeu o convite de Farel para começar a trabalhar e ali formar uma igreja. E foi nesta cidade que passou a maior parte de sua vida.

A reforma também tinha aspectos e dimensões políticas e sociais. Calvino deu muita atenção ao diaconato na igreja. A responsabilidade social da igreja envolvia e envolve: o ministério didático, político e social.

Ministério Didático: A igreja deveria instruir o estado e as pessoas quanto ao ensino bíblico sobre a administração dos bens outorgados por Deus

Ministério Político: A igreja deveria primeiro lugar orar pelas autoridades constituídas e quando necessário advertir as autoridades quando cometessem injustiças contra os pobres e oprimidos. Se a igreja não vigiar o estado ela se torna cúmplice da injustiça social.

Ministério social: A igreja deveria dar assistência social para os pobres, órfão, viúvas, a qualquer necessitado. Resgatamos a função bíblica do diaconato.

Enfim, resumindo os cinco pontos calvinistas: todos nós estamos espiritualmente mortos e incapazes de nos salvar sozinhos, os eleitos não são escolhidos por seus méritos, mas pela graça de Deus independente de suas obras. Cristo morreu para salvar somente aqueles que o Pai os concedeu. Assim, depois que Deus age na vida de uma pessoa ela é regenerada, pois sua graça é irresistível. Os eleitos perseverarão, pois ele prometeu completar em nós a obra que ele começou. A ele seja a glória por toda a eternidade amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...