terça-feira, 7 de agosto de 2018

Maridos em busca da excelência (Parte 1): Exemplificando a liderança amorosa de Cristo



Existem maridos que se queixam de suas esposas por não os tratarem com respeito e honra que a Bíblia exige da esposa. No aconselhamento bíblico quando ouço esse tipo de declaração eu me volto para o marido e pergunto: “Como você tem exercido sua liderança? Sua liderança tem sido amorosa ou egoísta? ”

R.C Sproul aborda este problema de forma semelhante:

“Depois de casar-se, a maior influência no desenvolvimento da personalidade e caráter de uma esposa é o marido. Quando um homem chega para mim e reclama que sua esposa mudou desde que se casaram, eu imediatamente respondo: “E quem você acha que mudou?” Num certo sentido, a esposa que um homem tem é a esposa que ele criou. Se ele tem um monstro, talvez ele deva examinar sua própria natureza. O trecho de Efésios deixa claro que o marido é chamado para ser o sacerdote do lar (Ef 5:22-28). O homem é responsável pelo bem-estar espiritual da sua esposa. Sua santificação é a sua responsabilidade. É provável que nenhum outro dever masculino seja mais negligente do que este...” (SPROUL, 2001 apud PRIOLO, 2011, p.176).

Quando nós maridos falhamos, não falhamos apenas em relação a nossa esposa, mas falhamos também em representar o amor de Jesus pela sua igreja. Quando deixamos de refletir Cristo em nosso casamento, prejudicamos o nome dele. Nós maridos fomos chamados para revelar Jesus Cristo mediante a liderança que exercemos em nosso lar. Quando fracassamos, representamos de maneira deplorável, uma imagem distorcida de Cristo para as outras pessoas.

Marido, se não há amor em seu lar, a culpa é sua. Se há pouco ou nenhum amor em seu lar, a culpa é sua. Um homem jamais pode dizer: “Eu não amo mais minha esposa” (ADAMS, 2011, p.150-151)

O marido deve amar a esposa como Cristo amou a igreja, sabendo que ela está cheia de manchas e rugas e outras coisas semelhantes (Ef 5:27). A igreja nunca foi amorosa e digna de ser amada, pelo contrário, Jesus morreu por uma igreja pecadora, rebelde, inimiga de Deus. Ele decidiu amar, sem haver qualquer coisa que lhe enchesse os olhos. O marido deve usar todos os meios que Deus lhe deu para fazê-la digna do seu amor.

O amor verdadeiro foca no objeto amado, e o bem que pode fazer para ela, em vez de focar no sujeito que ama (aquele que está sendo vigiado), e o bem que pode receber: pois o amor não procura os seus próprios interesses. Esse tipo de amor deve mover os maridos a fazerem tudo o que estiver em seu alcance para embelezar as suas esposas e fazê-las dignas de tal amor (William Gougue).

A santificação da esposa é feita “por meio da lavagem de água pela palavra” (Ef 5:26). Somente pela Palavra as manchas, rugas espirituais e coisas semelhantes serão removidas, para que a esposa seja apresentada conforme a imagem de Cristo, santa, linda e sem defeito (Ef 5:27).

Não importa o quanto você ora, participa da Ceia do Senhor, se você não está na Palavra de Deus, e se a Palavra não está em você, você está se desligando dos recursos mais poderosos e necessários para o seu crescimento espiritual (PRIOLO, 2011, p.180).

O que mais impede um marido de exercer sua liderança amorosa e santificar sua esposa não é a falta de conhecimento bíblico e sim falta de iniciativa. A santificação é um ato de Deus, mas requer nossa cooperação (despojar do pecado e se revestir de Cristo).

REFERENCIAL TEÓRICO

PRIOLO, Lou. Maridos Perseguindo a Excelência: Princípios bíblicos para maridos que almejam o ideal de Deus. São Paulo: NUTRA, 2011.

ADAMS, Jay. A Vida Cristã no lar. 2. ed. São José do Campos: Fiel, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os heróis se vão e nós também - Juízes 16

Alguém disse que um dia especialmente importante para um filho é aquele no qual ele se dá conta de que seus pais pecam. Da mesma forma com...