sexta-feira, 22 de março de 2024

Os heróis se vão e nós também - Juízes 16

Alguém disse que um dia especialmente importante para um filho é aquele no qual ele se dá conta de que seus pais pecam. Da mesma forma como é importante para a vida de uma ovelha saber que seu pastor peca e assim por diante.

Certa vez em um culto doméstico eu contei para os meus filhos o meu testemunho e isso incluía meus erros do passado e presente. Lembro que meu filho mais velho ficou muito decepcionado, pois tinha a imagem de um “pai perfeito”, assim como um super-herói, ainda me lembro de como ele ficou uma semana me olhando diferente.

Humanamente falando não há esperança, mas há vitória na graça. A humanidade inteira merece vergonha, dor, morte e tristeza por sua rebelião a Deus. Inclusive isto é o que Abraão, Moisés e Davi merecem por causa da mentira, do assassinato e do adultério. Deus é justo e pune o mal.

Isto é que Sansão merece por ter se relacionado com uma prostituta, de não ter levado a sério seu voto de nazireu. Aliás depois de ter violado seu último voto, ele foi entregue nas mãos dos filisteus, seus olhos foram arrancados e ele foi amarrado em cadeias de bronze girando um moinho no cárcere.

Sansão, o homem de Deus, está humilhado, surrado e zombado. Haverá esperança? Sim, ele clama a Deus. Agora, sem os olhos, ele está vendo uma luz. Deus faz isso por amor, por não querer que seu servo e seu povo continuem vivendo na idolatria, no pecado. Todos nós erramos sim, mas são poucos os que se arrependem e crescem.

Em sua oração Sansão não exige algo, mas pede: “Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos” (Jz 16:28). Será que Deus vai dizer: “Você que lute sozinho, isso é o que você e Israel merecem”. Não, ele é um Deus compassivo e longânimo.

Deus concede força mais uma vez a Sansão. Deus vindica seu nome, sua honra e sua glória. Neste momento, Sansão morre com mais de três mil homens. Algumas lutas custarão sua vida. Cuidar dos filhos vai custar sua vida, sua vitalidade.

Servir a igreja pode custar muito ao seu coração. Sansão errou muito, mas ele ainda estava lutando. O número de pessoas dispostas a lutar pela sua família, pela sua igreja, pelo seu país está diminuindo, pois, a luta contra o pecado envolve morrer com Cristo. Israel escolheu não lutar preferindo entregar seu libertador ao inimigo (Jz 15:9-13).

Sansão está entre os heróis da fé em Hebreus 11:32 como um daqueles que “da fraqueza, tiraram forças”. Cristo é o único herói. Sansão estava naquela encrenca por causa do seu pecado, mas Cristo estava na cruz pelos nossos pecados, nossos erros, nossas tolices e nossas idolatrias, ele não pecou. Não pare de lutar, clame por socorro!

 

REFERENCIAL TEÓRICO

GAROFALO, Neto Emílio. Sansão e o amor invencível: a vitória de Deus por meio de heróis quebrados. São José dos Campo: Fiel, 2022.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...