sábado, 2 de março de 2024

Descanso e proteção - Rute 3

Estamos sempre procurando uma oportunidade de descansar ou de melhorar a qualidade de nosso descanso. Férias, feriados, recessos. Viagens, colchões, carros mais confortáveis etc.

Também temos um anseio por proteção. Queremos proteção na saúde por isso vamos a academia, começamos a comer melhor. Queremos proteção financeira, quem sabe passar num concurso público ou guardar dinheiro. Queremos proteção de bandidos, aprendemos métodos de defesa pessoal etc.

No capítulo 3 do livro de Rute, vemos que ela está precisando deu um lar, um abrigo, um refúgio onde se acolher. Ela precisa de descanso e proteção. Ela foi bem protegida e cuidada nos campos de Boaz.

Rute vai encontrar-se com Boaz na eira não com o intuito de seduzi-lo, pois, ela é descrita como uma “mulher virtuosa” (Rt 3:11). Quando ela descobre os pés de Boaz na eira ela explica imediatamente o que queria: casamento (Rt 3:9). Rute não deixou espaço para más interpretações.

Boaz fica feliz com a escolha de Rute. Ela não foi atrás de um homem jovem (rico ou pobre), ela foi atrás dele, um homem crente sério. Boaz diz rapidamente que sim, que deseja unir-se a ela. Infelizmente há uma ideia muito errada e comum na igreja evangélica acerca da tal “moça para se casar”.

Muitos acham que para ser uma boa opção, é preciso ter nascido um lar evangélico com uma vida “perfeita”. Mas Deus não exige isso. Deus quer que o crente se case um uma mulher cristã. Existem muitas mulheres assim como Rute, que tiveram um passado pagão, mas que tomaram a decisão por Cristo.

Muitos homens tolos deixam de se casar com mulheres virtuosas por não conseguirem lidar com o passado delas. Aliás, a mãe de Boaz foi uma prostituta (Raabe) que se converteu e passou a fazer parte da família da aliança e faz parte da árvore genealógica de Jesus (Mt 1:5).

Por vezes andamos tristes e ansiosos com a situação de nossa igreja, nossa cidade, nossa família, nosso país. Mas, Deus continua agindo, ele está trabalhando. A história de Rute se passou num dos piores contextos sociais e políticos de Israel. Aquele que começou a boa obra em nós vai completá-la.

Aqueles que creem entrarão no descanso, por isso “hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração (Hb 4:7). Jesus nos oferece descanso e proteção. Temos proteção eterna contra a ira de Deus.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

GAROFALO, Neto Emílio. Redenção nos campos do Senhor: as boas novas em Rute. Monergismo, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O perigo da assimilação: Conformidade e isolamento – (Ester 2)

Em Ester capítulo 2 vemos dois personagens que viviam na cidade de Susã na Pérsia. O judeu Mordecai e sua sobrinha órfã Ester. O nome he...