quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Estultícia vs. Sabedoria


"Onde, porém, se poderá achar a sabedoria? Onde habita o entendimento?
O homem não percebe o valor da sabedoria; ela não se encontra na terra dos viventes”
(Jó 28:12,13)

A sabedoria é o conhecimento de Deus e do homem como criatura teorreferente, e, estultícia, a sabedoria humana na tentativa de considerar o homem em isolação de Deus.

A estultícia é oposta à sabedoria de Deus. No dicionário, o estulto é o homem tolo, néscio; na Bíblia, é quem não considera Deus. É um falsificador da sabedoria, um verdadeiro construtivista.

Características da estultícia no homem decaído (rebelião, reversão e inversão): a estultícia mostrará a rebelião contra Deus e contra tudo; a reversão do seu pensamento contra o pensamento de Deus; e a inversão da centralidade de Deus pela do próprio homem.

O estulto tem uma tendência para reestruturar a vida sempre com motivação de autojustificação e com base na própria estultícia. Não adianta trabalhar a estultícia para melhorar o estulto (terapia, atualização e etc), antes é preciso direcioná-lo ao amor à sabedoria (GOMES; 2017, p.167) (Pv 26:4-5).

1) A estultícia é ingênua (0-2 anos; Pv 22:16)
A criança nasce portadora do pecado e tende naturalmente para o engano.

2) A estultícia é aprendida (2-7 anos; Pv 14:18; 17:28)
A criança desenvolve a estultícia, aprendendo errado o certo e, “certo” o errado.

3) A estultícia é aplicada (6-13 anos; Pv 14:8; 12:23)
O menino ou menina passa por um período de prática do “saber privado” daquilo que adquiriu ou experimentou.

4) A estultícia é frustrada (12-20 anos; Pv 16:22; 19:3; 1 Co 8:2)
O adolescente ainda não sabe a maneira conveniente do saber e percebe a contradição de suas teorias e a prática da vida.

5) A estultícia é reestruturada (18-30 anos; Pv 14:24; 26:11)
O adulto busca mudanças que, por falta de referencial, acaba reproduzindo mais estultícias.

6) A estultícia é estabilizada (30-60 anos; Pv 15:14,21)
Na idade madura a pessoa se sente “velha demais” para mudanças, ou confortável com a própria estultícia.

7) A estultícia é falida (60 anos...) (Pv 27:22; Ec 12:1)
Nos últimos anos a pessoa vive uma mistura de sentimentos de humilhação e orgulho.

As raízes do medo de punição, rejeição e falha estão ligadas aos ídolos do coração que produzem a estultícia. Por sua vez, o amor a Deus expulsa o medo e confere sabedoria arraigada ao amor de Deus e à sua Palavra (GOMES; 2017, p.173).

Como direcionar à estultícia ao amor à sabedoria?

O apóstolo Pedro escreveu sobre essa sabedoria:

“Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça. Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão, e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 1:3-11).

Vejamos alguns princípios que servem como antídoto para a estultícia, versos 3 a 8 de 2 Pe 3.

1) Associação da fé à virtude (pensamento e ação; bondade moral. Excelência, modéstia, pureza), significando amar a Deus, agradar a Deus e servir a Deus.

2) Aplicação da fé e virtude ao conhecimento de Deus e sua Palavra, de maneira inteligente e obediente. Esse conhecimento gera domínio próprio.

3) O domínio próprio, por sua vez provoca perseverança, ou seja, constância e capacidade para continuar através de problemas e situações.

4) Aquele que persevera, obtém a piedade, isto é, respeito, reverência e bondade diante de Deus.

5) A piedade move fraternidade, ou respeito em relação ao próximo.

6) A fraternidade ensina o amor cristão. A capacidade para amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como e acima de si mesmo.

Nenhum homem ou terapia jamais poderá transformar a pessoa à imagem de Cristo. Nenhum homem ou tratamento psicológico jamais poderá purificar a pessoa para o pacto com Deus (GOMES; 2017, p.150).

A psicologia secular desconhece a verdadeira natureza humana, sua antropologia de modo geral, além de ser autorreferente é fundamentada em observações de autores que não acreditam em Deus.

Conforme observou Jay Adams: “Não me oponho à psicologia ou a psicólogos como tais...Minhas objeções se referem aquilo que chamam de psicologia clínica e aconselhamento psicológico em que muito do que é feito, não considero, de maneira nenhuma, ser terreno da psicologia".

A psicologia não tem poder para transformar e purificar a vida de uma pessoa, qualquer alívio proposto é momentâneo, por isso poderá ser enganoso. As propostas seculares tentam melhorar o estulto, pois o fazem no contexto de uma religião secular, rebelde em termos de supressão da verdade de Deus, reversa em termos dos pensamentos contra os pensamentos de Deus, e inversa no sentido do seu antropocentrismo (GOMES; 2017, p. 166).

A estultícia humana impõe sistemas de filosofia, antropologia, sociologia e psicologia calcados na observação humana. A sabedoria vem do conhecimento de Deus, do homem como um ser teorreferente.

REFERENCIAL TEÓRICO:

GOMES, Wadislau Martins. Personalidade Centrada em Deus. Brasília: Monergismo, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...