sexta-feira, 11 de maio de 2018

Justificação pela fé



Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida.
Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça”
(Romanos 4:4,5)

É um texto “pesado” para nós que vivemos uma sociedade humanista, numa época em que muito se fala do “amor”, das boas obras, da caridade, dos trabalhos voluntários em instituições sociais e ao mesmo tempo se vê um distanciamento muito grande de Deus, da sua Palavra e da comunhão com a igreja de Cristo. Este texto é muito pertinente, pois vemos no verso 2, Paulo dizendo que Abraão não foi justificado por obras. As Escrituras dizem que ele creu em Deus e isso lhe foi imputado para justiça. Essa é a questão. Sua justiça não lhe outorgou a salvação. Não que as obras más sejam aceitas por Deus, de maneira alguma, a questão, é que nem mesmo as boas obras se tornam aceitáveis diante de Deus para nossa justificação. Elas merecem sua ira, jamais o seu favor.

A expressão “que trabalha” é direcionada para aqueles que realizando boas obras pensam que pelos seus próprios esforços possuem méritos para sua salvação. A expressão “que não trabalha” refere-se a alguém a quem nada se deve pelos méritos de suas realizações, pois ele crê em Deus como seu Senhor e Salvador. Deus não tem dívida com ninguém. Se Ele quiser nos mandar todos para o inferno Ele continua sendo justo.

Por exemplo, Jó foi declarado um homem justo e integro pelo próprio Deus, a questão não foi a declaração de Deus, mas a declaração de Jó sobre si mesmo, quando este se declarou justo e merecedor das bênçãos de Deus como forma de pagamento de suas obras, como se Deus tivesse alguma dívida para com ele. Os sofrimentos expuseram aos seus olhos as profundezas do seu coração, seu orgulho e sua autojustificação foram trazidas para fora. Jó era um verdadeiro santo de Deus, mas ele, como todos nós, necessitava conhecer a sua natureza decaída para se arrepender.

Os sofrimentos muitas vezes nos ajudam a produzir uma verdadeira contrição e humilhação de espírito para apartar de nós a falsa justiça, e fazer com que nos despojemos de toda confiança em nós para buscarmos a Cristo, o nosso único amparo.

Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza".
(Jó 42:6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...