sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

O que o Natal representa para nós - Lucas 2


O Natal é uma data muito importante para os cristãos. Existem, porém, muitos cristãos que são indiferentes com esta data, pois acham bobagem comemorar o Natal por vários motivos. Mas, o que o Natal representa para nós?

A primeira proclamação do nascimento de Jesus foi feita a um grupo de pastores. Naquela época os pastores eram tidos como uma classe desprezível. Eles não tinham permissão de testemunhar em tribunais, mas foi aos pastores humildes que Deus concedeu o privilégio de serem as primeiras testemunhas para anunciar o nascimento de Jesus. Ao receberem as “boas-novas” do nascimento de Cristo dada pelos Anjos, estes pastores seguiram viagem para Belém. Este episódio foi a “primeira correria de Natal”. Muito diferente da nossa correria atual.

Apesar de ter vindo para livrar o mundo do jugo da Lei, Jesus nasceu sob a lei e obedeceu a seus preceitos. O nascimento de Jesus tem a ver com o nosso pecado. Seu nascimento trouxe de volta a esperança da comunhão perdida com um Deus Santo. Quando ele foi circuncidado ao oitavo dia, seguindo as exigências da lei, ele já estava sofrendo por causa dos nossos pecados. 

Depois de completados os oito dias de seu nascimento, Jesus é levado ao templo. Lá a criança encontrou-se com Simeão (Lc 2:25-35) e com Ana (2:36-38).

Ana era uma mulher idosa, viúva, de oitenta e quatro anos, e Simeão tinha aproximadamente 113 anos. Simeão e Ana representam o remanescente fiel, aqueles cristãos verdadeiros, cheios do Espírito, salvos pela fé e não por obras da lei. Pela fé eles creram naquele que viria para salvá-los e por isso louvaram ao Senhor pelo nascimento do seu Salvador. 

Mesmo com a idade avançada, Simeão e Ana não desistiram de esperar, de orar, de jejuar e de louvar a Deus. Ambos tiveram o mesmo privilégio de ver a salvação de Deus e de anunciar a sua salvação!

Da mesma forma, nós cremos naquele que nasceu, sofreu e morreu por nós, e devemos louvar ao nosso Senhor por ter enviado seu Filho ao mundo e por termos o privilégio de anunciar a todos sobre o nascimento de Jesus e sua morte e ressurreição.

“O começo da história é maravilhoso e grande. Mas, é o fim que pode salvar você, e, é por isso que comemoramos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O perigo da assimilação: Conformidade e isolamento – (Ester 2)

Em Ester capítulo 2 vemos dois personagens que viviam na cidade de Susã na Pérsia. O judeu Mordecai e sua sobrinha órfã Ester. O nome he...