terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

“Eu fiz do meu jeito” (My Way) - Rute 1

As canções My Way de Frank Sinatra e It’s My Life do Bon Jovi expressam uma boa percepção sobre a vida, mas que leva ao triste caminho de autonomia, como se o mais importante fosse tomar decisões de acordo com o que julgamos ser o melhor, como se Deus não existisse.

O livro de Rute na Bíblia começa com uma situação difícil, havia fome na terra. O tempo era de instabilidade política e social. Era um tempo marcado pela expressão “cada um faz o que é certo a seus próprios olhos”. O texto fala sobre um homem chamado Elimeleque que decide sair de Belém de Judá e ir habitar na terra de Moabe com sua mulher e dois filhos.

A escolha de Elimeleque pode parecer uma boa decisão. Afinal, ele está querendo cuidar de sua família. O problema é que esta viagem poderia trazer várias consequências desastrosas para a família. A primeira seria colocar seus filhos numa situação de perigo, a de casarem-se com mulheres estrangeiras, fora da família do pacto (Dt 7:3-4).

A segunda seria afastar-se da verdadeira adoração. Hoje não precisamos ir até Israel para adorarmos a Deus, podemos adorá-lo em espírito e em verdade em qualquer lugar do mundo. Mas naquele tempo era importante estar na terra prometida para ter acesso ao sistema sacrificial e aos sacerdotes.

Moabe falhou em socorrer Israel quando estes subiam do Egito rumo a terra prometida (Dt 23:3-4). O rei de Moabe contratou Balaão para amaldiçoar os israelitas (Nm 22 a 24). Mesmo assim, Elimeleque busca melhorar sua vida neste lugar, deixando de confiar na providência de Deus. A fome não era tão extrema, pois havia o suficiente para sobreviver para aqueles que ficaram.

E você pai ou mãe? Se a situação financeira apertasse, você esperaria no Senhor ou teria feito as coisas do seu jeito, como Elimeleque? O caminho mais fácil não é necessariamente o correto. Muitas vezes escolhemos o conforto e estabilidade ao invés de fidelidade. O pecado traz consequências e sofrimentos dolorosos para toda a família.

Lembre-se, aquele tempinho que você vai deixar de ir à igreja aos domingos para se divertir, para estudar para uma prova logo se tornará um costume, e você não sentirá mais falta de orar, de ler a Bíblia e de ir à igreja (Hb 10:25). Nossas escolhas erradas fazem separação entre nós e o nosso Deus.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

GAROFALO, Neto Emílio. Redenção nos campos do Senhor: as boas novas em Rute. Monergismo, 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O perigo da assimilação: Conformidade e isolamento – (Ester 2)

Em Ester capítulo 2 vemos dois personagens que viviam na cidade de Susã na Pérsia. O judeu Mordecai e sua sobrinha órfã Ester. O nome he...