quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Amor próprio fantasiado de amor verdadeiro



Muitos casais jovens iniciam seus relacionamentos com base na atração física, conexão emocional, união espiritual e cultural.

Você pode perguntar: “Mas é errado sentir atração física?”
Claro que não! Atração física não é errada ou perigosa em si mesma, porém, muitos jovens estão entrando em relacionamentos sérios e até se casando com base na atração física. A força da atração física é muito poderosa. Talvez você acredite que ame a pessoa que você está se relacionamento hoje, mas na verdade não a ama, porque o que você ama nela é sua beleza física. O que você acredita ser amor é amor próprio fantasiado de amor verdadeiro. Quer estar com ela não porque a ama, mas porque ama a si mesmo e quer decorar sua vida com a beleza física dela.

Conexão emocional é conviver com alguém que entende o que você pensa, as conversas são divertidas, há pouco estresse e tensão. A conexão emocional é algo muito bom, mas essa coisa poderosa que você está sentindo pode não ser amor. Talvez possa ser o amor próprio fantasiado de amor verdadeiro. É muito fácil ser atraído por uma pessoa fácil de conversar e divertida, e por serem tão parecidas em termos emocionais, estar com ela não exige muito esforço ou compromisso. Talvez essa pessoa lhe atraia não porque a ame, mas porque você ama a si mesmo, e estar com ela é confortável por causa da facilidade do relacionamento.

A união espiritual é ter ligação com alguém que leva sua fé tão a sério quanto você. É algo essencial num relacionamento entre dois cristãos. Porém, pode ser algo muito confortante e atraente, e essa atração poderosa pode não ser amor; pode ser amor próprio usando a máscara do amor verdadeiro. Uma mulher cristã pode se casar com um homem simplesmente porque se sente atraída pela “espiritualidade”, conhecimento bíblico e teológico, apenas para tornar o trabalho da construção de um relacionamento muito menos difícil. Assim como um homem pode ser atraído por uma mulher porque gosta do modo como ela o admira como seu mentor teológico.

Sobre a questão cultural, temos definições divergentes sobre educação, política, economia, religião, música, o que é de bom gosto ou não e etc,. Talvez se sinta atraído pelo seu namorado ou cônjuge não porque o ama, mas porque ama a si mesmo, e fica maravilhado pelo fato dele concordar com você em muitas coisas e para poder dar continuidade cultural do seu modo de ver e viver a vida. Essa pessoa o atrai porque acredita que você está certo em relação a vida tanto quanto você acredita nisso, e para você isto é muito atraente. Esse é o amor próprio fantasiado de amor verdadeiro.

A atração egoísta é o oposto do amor exatamente em sua essência. O amor é medido por aquilo que estou disposto a dar. A atração é aquilo que sonhamos para nós mesmos, e somos atraídos por pessoas que satisfazem nossos desejos, pois estamos preocupados mais com o que diz respeito a nós mesmos.  Olhamos para o cônjuge como um meio de conseguir o que queremos. Somos atraídos por pessoas que satisfazem nosso ego. Isso se chama atração egoísta, ou seja, na superfície pode parecer maravilhoso, mas um casal pode estar atraído um pelo outro por motivos egoístas, e quando os problemas aparecem o sonho egoísta morre, e aí entra a oportunidade de um verdadeiro amor começar a crescer.

Talvez tenha se envolvido com alguém não porque a ama, mas porque ama a si mesmo. Sentiu-se atraído por essa pessoa porque ela é tudo aquilo que sempre quis para sua vida. A atração que você sente pelo seu namorado ou cônjuge tem mais a ver com que você quer para si mesmo. O fundamento deste relacionamento é de autointeresse e amor próprio.

Não existe casamento bom que não seja movido pelo amor, e não existe amor que não exija sacrifício pessoal (Paulo Tripp).

Será que tenho amado meu cônjuge no sentido pleno da palavra? Se não, preciso confessar isso, ter humildade para reconhecer o pecado do egoísmo e vivenciar um início de um novo casamento num novo e melhor caminho.

Um casamento de amor, de união e de compreensão não tem suas raízes no romance; mas é enraizado na adoração. Adoração sempre diz respeito a identidade antes que tenha a ver com alguma atividade. Nós somos adoradores, portanto, tudo que pensamos, desejamos, decidimos, fazemos ou dizemos é moldado pela nossa adoração (Rm 1:19-25). Tudo que fazemos tem um motivo, esse motivo é a adoração. Se a Bíblia diz que somos adoradores, significa que vivemos em função de algo. Ser um adorador significa vincular a sua identidade, seu sentido, seu propósito e sua noção de felicidade a algo. Ou você adora a Deus ou adora a si mesmo e aquilo que Deus criou.

Apenas mediante a adoração a Deus em nossos casamentos que podemos encontrar uma razão para continuar. Não adianta exigir mudanças na vida do cônjuge, se primeiro não acertarmos nosso relacionamento vertical (com Deus) para depois consertar o horizontal (com o próximo).

Referencial teórico:


(TRIPP, Paul D. O que você esperava? Expectativas fictícias e a realidade do casamento. São Paulo: Cultura Cristã, 2011, p.26-32,162-164).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...