sexta-feira, 13 de maio de 2022

Autocontrole

“Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade” (Pv 16:32)

Este texto nos ensina que o paciente é superior ao conquistador. Uma pessoa paciente não revida para vingar uma injustiça, pois ela governa sobre seu espírito, por isso ela sobrepuja aquele que toma à força uma cidade com sua forte defesa. Aliás, forte é aquele que domina suas paixões, pois esta luta dura uma vida inteira, já o herói de guerra extravasa toda sua ira, demonstrando sua falta de controle.

Autocontrole é o domínio do amor, que pelo poder do Espírito Santo o cristão é capaz de viver uma vida equilibrada em todas as áreas, não deixando seus desejosos o dominarem. Sua vida é caracterizada pela disciplina.

“Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível” (1Co 9:25). Quando um atleta se prepara para uma competição tudo é regulado: comida, sono, exercício etc.

A pessoa que possui autocontrole não gasta dinheiro que não possui, não pensa mais de si mesmo como convém (Rm 12:3), tem controle de si mesmo e de sua família (1Tm 3). As áreas que mais somos propensos a perder o autocontrole são aquelas onde somos mais fortes. O apóstolo Pedro era conhecido por sua ousadia e coragem. Ele disse que defenderia Jesus Cristo frente a qualquer posição. Quando os soldados vieram prender Jesus, ele sacou da espada e cortou a orelha do servo do sumo sacerdote (Jo 18:10). No entanto, naquela mesma noite, Pedro negou Jesus três vezes (Jo 18:17-27). Uma confiança excessiva em nossos pontos fortes pode sabotar nosso autocontrole nas próprias áreas em que somos fortes.

Uma pessoa desequilibrada se perturba com os menores problemas. Questões triviais a fazem desvia-se para um caminho destrutivo. As mínimas provocações a irritam. Ela é dominada por paixões pessoais descontroladas, perdendo facilmente o controle. Mas, na dependência de Deus, uma pessoa disciplinada toma decisões antecipadas para que quando estiver sob pressão, não corra o risco de tomar uma decisão errada como desculpa, e aceita as adversidades com gratidão. É em tempos de crise que o autocontrole é necessário para uma pessoa, principalmente para um líder, pois a falta de domínio próprio só agrava a situação (Pv 24:10).

Uma vida caracterizada por autocontrole começa com uma atitude de disciplina em todas as áreas da vida. Aqueles que são disciplinados nas pequenas coisas tendem a ser disciplinados nas grandes coisas também. Fazer exercícios físicos regularmente exige disciplina. Levantar-se cedo da cama exige disciplina. Tirar um momento de devocional diário exige disciplina. Ter compromisso com horário exige disciplina. Todas essas áreas da vida espiritual precisam de disciplina como: meditação, oração, estudo da Palavra, culto etc.

Ao contrário do que muitos pensam, o autocontrole produz liberdade ao invés de escravidão. A pessoa que é dominada pelos seus desejos de autossatisfação está na realidade seguindo um caminho de escravidão, enquanto o autocontrole lhe conduz à liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O perigo da assimilação: Conformidade e isolamento – (Ester 2)

Em Ester capítulo 2 vemos dois personagens que viviam na cidade de Susã na Pérsia. O judeu Mordecai e sua sobrinha órfã Ester. O nome he...