quarta-feira, 22 de junho de 2022

O exemplo de humildade, obediência e submissão de Cristo - Filipenses 2:5-11

Em Filipenses 2:5-11, Jesus é apresentado como modelo de humildade, obediência e submissão. Nossa salvação deve ser desenvolvida no exemplo de Cristo (Fp 2:12), e, se Deus não for nosso ponto de referência iremos imitar o primeiro que passar.

1. Ele pensa nos outros, e não somente em si. Ter o mesmo sentimento de Cristo significa que não posso guardar meus privilégios para mim mesmo, mas, que devo usá-los para beneficiar aos outros. Certa vez um repórter entrevistou um consultor famoso da área de recursos humanos responsável pela colocação de centenas de funcionários de diversas empresas, e lhe perguntou qual era o segredo de seu sucesso, e ele disse que se você deseja descobrir o verdadeiro caráter de um funcionário não lhe dê responsabilidades, e sim privilégios. Ele disse que a maioria das pessoas consegue lidar com as responsabilidades se tiver um salário a altura, mas só os verdadeiros líderes conseguem administrar seus privilégios. Um líder usará seus privilégios para ajudar os outros a construir a organização, mas o homem de caráter duvidoso usará seus privilégios para promover a si mesmo. Jesus usou seus privilégios para o nosso bem.

2. Ele servi as pessoas. Jesus não somente pensou em nós, como também se tornou um servo. Ele se esvaziou assumindo forma de servo. Ele serviu pecadores, meretrizes, coletores de impostos, enfermos e aflitos. “Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mt 20:28). Ele assumiu a posição mais humilde dos servos e colocou a submissão em prática. Esse é o segredo de uma vida de alegria.

3. Ele se sacrifica. Muitas pessoas estão dispostas a servir aos outros desde que isso não lhes custe coisa alguma. “O ministério que não custa coisa alguma não realizada coisa alguma” (J. H. Jowett). Aquele que tem uma atitude de submissão não evita sacrifícios, pois ele vive para glória de Deus e para o bem dos outros. Você está disposto a se dedicar algum projeto (igreja, trabalho, família) que lhe custe algo? O teste do sofrimento não se refere apenas ao que estamos dispostos a suportar, mas também ao que estamos dispostos a oferecer. Ser cristão lhe custa alguma coisa?

4. Ele glorifica a Deus. O propósito da humilhação e exaltação de Cristo é a glória de Deus (v.11). Quando Jesus enfrentou a humilhação e sofrimento da cruz ele pensou acima de tudo na glória de Deus: “Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti” (Jo 17:1). Aquele que vive para a glória de Deus não vive de rivalidade colocando um irmão contra outro em um ministério, ao contrário, ele é submisso a Deus, não pensa somente em si, serve as pessoas, utiliza seus privilégios para o bem dos outros, e no final é exaltado pelo próprio Deus: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1Pe 5:6). A exaltação de Cristo começou em sua ressurreição, e inclui autoridade sobre todas as coisas criadas por Deus, e um dia todos se prostarão diante dele e confessarão que ele é Senhor.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento. II Vol. Santo André: Geográfica, 2006.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O perigo da assimilação: Conformidade e isolamento – (Ester 2)

Em Ester capítulo 2 vemos dois personagens que viviam na cidade de Susã na Pérsia. O judeu Mordecai e sua sobrinha órfã Ester. O nome he...