sexta-feira, 3 de junho de 2022

Reconheça as bênçãos de Deus como dons, e peça a ele que o capacite para desfrutá-las de maneira correta, com pureza e trabalhe com a força e a sabedoria de Deus: Interpretando a vida através de Eclesiastes 9

O sofrimento faz parte da vida do crente (2Tm 3:12; 2Co 4:16-18; 1Pe 14:12,13; Jo 16:22). Existem três causas para o sofrimento: 1) o pecado pessoal; 2) o pecado dos outros; e 3) o mundo corrompido pelo pecado.

Nem todo tipo de sofrimento é originado por um pecado pessoal, por isso não podemos concluir como os três amigos de Jó concluíram incorretamente que ele estava sofrendo por que devia ter pecado gravemente. É cruel aumentar a dor de pessoas oprimidas dizendo que estão sendo alvo da ira ou do juízo de Deus por causa dos eventos que estão ocorrendo em sua vida (Ec 9:1).

Ao contrário do que ouvimos na canção de Renato Russo: “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, por que se você parar pra pensar, na verdade não há” (Legião Urbana), quando aprendemos a interpretar a vida através das lentes das Escrituras, vemos que na verdade existe um amanhã na eternidade, e jamais podemos viver como se não houvesse o amanhã (Ec 9:5-6), caso contrário, permitiremos que nossas paixões e desejos nos dominem. A morte é uma realidade que precisa ser encarada como tal, e aquele que não aprendeu a viver pela fé, na verdade não está preparado para enfrentar a morte, pois só existe uma pessoa que venceu a morte, e que está assentado em seu trono governando a terra em favor dos interesses de sua igreja (Ap 4 - 5), pois quando a igreja subir, o mundo será totalmente destruído.

Enquanto os homens estão vivos ainda há esperança, não que o homem seja autossuficiente, mas porque ainda há esperança de se encontrar com Deus e de se fazer algo para sua glória (Ec 9:4). Reconheça as bençãos de Deus como dons, e peça a ele que o capacite para desfrutá-las de maneira correta, com pureza (Ec 9:7-9). Alegre-se no Senhor, encontre graça e alegria na vida (casamento, família, trabalho, estudos, etc.), pois aquele que não recebe as riquezas como dons de Deus, não é capacitado por ele a desfrutar destas bênçãos, por isso vive uma vida infeliz e miserável com seu pessimismo constante.

Saiba que mesmo sendo uma pessoa competente para o trabalho a vitória está com aquele que corre com a força de Deus, pois a ligeireza, a sabedoria, a coragem, a prudência e a inteligência só tem valor na medida em que são ordenados por Deus, pois ele está no controle de tudo, e pode ordenar (tudo já está decretado) o fim de um projeto e até mesmo da sua vida, a qualquer momento. Aqueles que confiam demais em suas próprias habilidades geralmente são apanhadas de maneira repentina (Ec 9:11).

A sabedoria é um dom proveniente do temor de Deus (Pv 1:7,29; 2:5; 8:13; 15:33). É um recurso maior do que a força, apesar de muitas vezes menosprezada e ignorada pelas multidões (Ec 9:16ª) que preferem as armas de guerra (OBS: em Romanos 13, o governo tem o poder da espada para distribuir punição física ao criminoso. A arma de guerra é legítima para defender a honra, os direitos e os interesses do Estado contra seus inimigos). A sabedoria nem sempre é ouvida, e um só pecador ou governante que em sua insensatez se recusa a ouvir a sabedoria, destrói muitas coisas boas, e até mesmo o seu reino ou país (Ec 9:16-18). A sabedoria de um homem, pode livrar uma cidade inteira de ser destruída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O perigo da assimilação: Conformidade e isolamento – (Ester 2)

Em Ester capítulo 2 vemos dois personagens que viviam na cidade de Susã na Pérsia. O judeu Mordecai e sua sobrinha órfã Ester. O nome he...