quarta-feira, 22 de março de 2017

Sossegai, Salmo 131



“SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.
Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.
Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre”
(Salmos 131:1-3)

Ao ler este salmo pensei: Senhor, como posso me apropriar das palavras de Davi e dizer que meu coração não é soberbo, que meus olhos não são altivos, que não estou a procura de coisas que estão fora do meu alcance? Como posso dizer que minha alma está tranquila e sossegada, e que minhas esperanças estão somente em Ti?
Virei o salmo ao avesso (antisalmo) e entendi que para começar a viver estas palavras preciso compreender que:

“Senhor,
Meu coração é soberbo (quero reconhecimento, quero minha vontade, quero glória, quero que Deus faça o que eu quero, quero ser Deus).
Meus olhos são altivos (desprezo outras pessoas, pois o olhar altivo diz: “sou melhor que você”, até mesmo quando me sinto com baixa autoestima julgo os outros e os trato com inveja, ódio e críticas, seja como for o orgulho me ensina sempre a encontrar alguém a quem desprezar).
Corro atrás de coisas grandes e difíceis demais para mim, e isso acontece de forma natural, como uma criança faminta, birrenta e agitada no colo de sua mãe, como esse bebê estou inquieto com minhas exigências e preocupações. Isso faz com que acabe me machucando de alguma forma.
Todo momento derramo minhas esperanças sobre qualquer coisa, ao invés de confiar e esperar somente em Ti”

Meu próprio egoísmo e senso de direito contribuem para ampliar ofensas mínimas tornando-as em crimes capitais. Meus próprios pecados provocam outros a pecarem contra mim em resposta, fazendo com que colha aquilo que plantei.

Senhor,
“...fiz calar e sossegar a minha alma...”, aprendi que essa calma interior não é espontânea, mas é alcançada de forma proposital e consciente. Essa calma interior vem em meio a ação, aos relacionamentos e aos problemas. Essa calma interior é uma forma de autodomínio por meio da sua graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu filho tem dificuldades em prestar atenção?

Prestar atenção é uma habilidade difícil para todas as crianças. Dar nossa atenção corretamente é uma luta normal. Embora seja uma luta co...